Diga aos outros como eles são importantes para você.




(In: Os 100 segredos das pessoas felizes, Niven David, Ph.D. (...),RJ, sextante,2001,pg. 31,32)


Os relacionamentos se baseiam no apreço mútuo e não há maneira melhor de demonstrar esse apreço do que dizer a uma pessoa que ela é importante para você.

 Na Universidade de Houston alguns cientistas pesquisaram as razões que nos impedem de dizer às pessoas que gostamos delas ou que elas são importantes para nós. Uma das áreas estudadas foi a reação a eventos tristes, como a morte de um parente próximo.
  Um entrevistado, perdera recentemente seu pai.Alguns amigos dele enviaram telegramas de pêsames; outros enviaram flores; alguns, mensagens; outros disseram-lhes que estavam à disposição para qualquer coisa de que precisasse. E outros não fizeram nada.
   Por que alguns de seus amigos não disseram nada?
   Talvez porque tivessem medo de se aproximar ante a situação de morte. Sentiram-se intimidados, deixaram o tempo passar e depois ficaram sem jeito de de manifestar-se, achando-se culpados por não o terem feito no momento certo. Isso inevitavelmente criou um afastamento.
   Um amigo me contou que quando a sua mãe morreu subitamente ele aprendeu uma lição importante. Alguns poucos amigos, ao saberem a notícia, telefonaram imediatamente. Ele se surpreendeu com o que sentiu "coragem" dos amigos, mas a manifestação de solidariedade e carinho deles confortou-o imensamente. " Depois disso,nunca mais deixei de manifestar-me em qualquer ocasião de perda, seja de que natureza fosse", me falou ele.
   Mas não é apenas em situação de morte que as pessoas têm dificuldade de expressar o seu amor, sua admiração ou gratidão. Às vezes, engolidas pela correria do cotidiano, as pessoas não encontram espaço para isso, ou partem do pressuposto de que não é necessário expressar afeto e apreço porque o outro já sabe que é importante ou amado. Talvez elas achem que dizer ao outro o quanto ele é importante signifique ser vulnerável, rebaixar-se. Para essas pessoas, os relacionamentos podem ser mais uma competição do que uma celebração, e as competições estão baseadas na força, no poder e na posição.
   Os pesquisadores alertam que não vencemos nos relacionamentos, vencemos tendo bons relacionamentos.






(PESQUISAS FEITAS COM ADULTOS DESEMPREGADOS MOSTRARAM QUE A DURAÇÃO DO PERÍODO DE DESEMPREGO ERA MENOS IMPORTANTE PARA A AUTOESTIMA DA PESSOA DO QUE O APOIO RECEBIDO DOS PAIS, PARENTES E AMIGOS.)
 Lackovic-Grgin e DeKovic, 1996






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.