Professores!!! Usem e abusem dos livros!




Paralisação Nacional da Educação. A minha filha como aluna da rede pública, sem aula. Enfim, o que fazer? Eureka!! Estou afastada mas não estou morta! Entre dores, inchaços calores, dissabores, típicos de quem bem conhece a Fibromialgia. Entre dores nos braços sentidas, por  quem tem a Síndrome do Túnel do Carpo, vamos à luta pois a vida é curta.Entre afazeres do almoço, lanche, preciso garantir à minha cria mais um dia de aprendizado. E, sinceramente, digo EU, a minha pessoa aqui que vos fala, não sinto muita falta da rede privada. Sinto falta daqueles profissionais que conseguem ir além da lousa, daqueles que não confundem quantidade com qualidade. Que não entopem a lousa de textos e operações, com o fim de manter a sala quieta apenas. Se bem que utilizar algumas operações matemáticas, na lousa enquanto a turma está muito inquieta, acho válido!  Afinal, existem contextos e contextos. O problema é quando isso vira rotina. Quando deixamos de lado a oportunidade de trabalhar de forma interdisciplinar com os alunos. Quando pensamos ou não pensamos que o bastante é fazer o aluno reproduzir o conteúdo "derramado" por nós. Aí complica colega! Quando a coisa fica sem sentindo, cansativa, a aprendizagem não rola. Digo isto porque estou em um impasse com um colega, professor de minha filha, impasse no sentido de divergências de opinião, porém, ele é o professor dela e devo eu respeitá-lo. Embora não concorde com os seus métodos. Quando conversei com a direção sobre o assunto, a mesma, participou para mim que , quem sabe não seria uma nova forma de se educar????????? Lógico, senti uma certa precaução em não estarmos criticando a pessoa. Mas que mania esta meu Deus de estarmos sempre resistindo a críticas em cima do nosso trabalho? Recebemos, se a mesma vem de forma cuidadosa e respeitosa, mas precisamos analisar onde há um fundo de verdade. Será que nossos egos inflados irão permitir que deixemos de realizar um trabalho significativo? Acredito que compartilhar é viver, e o foco aqui é a aprendizagem fluir e sim, cada pessoa , Pedagogo em particular, tem o seu perfil preferido. Eu particularmente, gosto de turmas com adolescentes, jovens e adultos e quando fiquei com turminhas de três a sete anos, não me sentia realizada, embora solicitava e recebia constantes orientações de colegas que curtiam esta faixa etária. Mas, definitivamente não é o meu perfil, tenho uma linguagem mais adulta e consigo de forma menos exaustiva trabalhar com adolescentes. De dez anos em diante, até cem anos. Bom, voltando ao dia de hoje, aproveitei os livros maravilhosos e suas atividades interdisciplinares para trabalhar com a minha filha : ( matemática) gráficos, tabelas, adição com reserva. Bioma, queimadas, ( geografia). Leitura oral e interpretação textual e de gráficos, produção de frases, uso do dicionário ( Língua Portuguesa). Desenho livre e pintura ( Arte). Tudo isto em uma pequena atividade sugerida pelo livro. 










Um Gráfico onde o aluno tem a oportunidade de interpretar as informações ali expostas. Isso é muito importante onde percebe-se que um dos problemas gritantes nos educandos brasileiros é sem dúvida a questão de Interpretação. Isso se estende até à faculdade e pós. Noto ao ler alguns comentários de pessoas adultas sobre temas variados, e coisas que estão ali explícitas , mas não conseguem interpretar. Por isto, a base educacional é fator crucial para que tais dificuldades possam ser sanadas. O livro apresenta o índice  da quantidade de queimadas nos diferentes Biomas encontrados no Brasil, apresentando de diferentes formas: gráfico de barras simples e tabelas. Com questões em que o aluno lê , desenvolvendo a leitura oral, e responde, desenvolvendo a escrita e interpretação textual. Primeiro incia com um título assim: NÚMERO DE FOCOS DE QUEIMADAS POR BIOMA.



  • É importante destacar à turma que todo gráfico precisa de um título e fonte.E que o mesmo deve explicar a que se refere os números e símbolos, quer sejam barras simples, múltiplas, linhas, pictóricos, etc.
  • Buscar no dicionário o significado dos termos desconhecidos que, neste caso, seria o termo BIOMA. Até a etimologia da palavra é sempre bom considerar.A exemplo: bios=vida e oma=grupo ou massa). Só ai já temos muito "pano pra manga".

  • Responder as questões propostas pelo livro, no caso deste onde pede que o aluno faça uma análise onde há mais foco de queimadas, onde o número é superior a 1500, onde quase se equaliza, etc.

  • Realizar a operação matemática sugerida pelo livro, e neste caso, deixar que o aluno do quarto ano, identifique qual a operação a utilizar e como realizará todos os cálculos.

  • A utilização da Malha Quadriculada para a realização das operações fundamentais, construções de gráficos, etc., há espaço para incluir a nomenclatura das casas decimais, permitindo um melhor entendimento do cálculo realizado. 

  • A Malha Quadriculada é um recurso muito importante para as atividades matemáticas, são infinitas atividades a serem desenvolvidas de maneira mais sistematizada e significativa. Ampliar, reduzir, calcular, construir gráficos,etc., é só xerocar normalmente nas últimas folhas de alguns livros que sempre vêm. Recurso importantíssimo que não deveria ser deixado de lado nunca no período de estudo.

  • Fazer  uma ponte entre o assunto trabalhado com outra disciplina, o que chamamos de interdisciplinaridade. Neste caso, busquei no livro dela de Geografia alguma fotos dos Biomas brasileiros. Assistimos um vídeo no You Tube, para que as imagens fossem melhor captadas e finalizamos com um desenho do Bioma escolhido. O desenho é livre e permite a livre expressão artística da criança.

Resultado? Ouvi-la estabelecer as relações entre as palavras FAUNA E FLORA com o universo dos desenho animados dela. As fadas da Bela adormecida. Citar o desenho de Tinker Bell O Segredos Das Fadas, onde a irmã da mesma, vive em outro ambiente, segundo ela, outro bioma e tiveram, em um desenho, grandes dificuldades de se encontrar, porque os seus corpos não estavam acostumados com a diversidade das regiões em que ambas moravam. Me perguntou qual cor de e tonalidade de azul deveria colocar para representar o r io da Floresta Amazônica, o bioma escolhido por ela, daí olhou bem para a foto e preferiu misturar verde escuro, amarelo e verde claro.E por fim: 

"GOSTEI DE TERMINAR O DEVER COM UM DESENHO". E quem não gosta em?

Sempre priorizei utilizar a interdisciplinaridade nas aulas, nos permite viajar sem fronteiras no campo do conhecimento, tendo pouco ou muito recursos, com turmas de 39 alunos ou 18 alunos. Dificuldades temos, mas nada que nos impeça de transmutar tudo isto e trabalhar com alegria. 

Vídeo acima dos Biomas brasileiros!

Prosperidade e felicidade no atuar colegas!!!!!


Iracema Correia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.