Aprendemos e apreendemos de diversas formas. Vamos explorar qual a melhor delas!




Atividade de matemática, solução de problemas, com análise, onde a criança pode expressar de diversas formas em que souber, a situação e a resolução do problema, através do raciocínio lógico, expressando este raciocínio através da sentença matemática e conta armada.Utiliza a leitura, interpretação textual e escrita.



Aqui estou eu, mãe, como sempre, me sentindo culpada por não ter tido força física para levar hoje a minha pequena à escola. Isto porque como Portadora da Fibromialgia e STC (Síndrome do Túnel do Carpo), qualquer emoção muito forte, desencadeia em mim dores, os nervos ficam abalados, dificuldades em dormir, enfim, mas isto é assunto pra outro texto, afinal, tenho muito a “expelir” com relação à falta de conhecimento das pessoas, que deveriam em tese, serem bem informadas sobre aquilo em que trabalham.

Quanto a mãe Pedagoga, mãe que sente culpa por tudo, enfim, mãe. Como não quero que o ditado, “Casa de ferreiro, espeto de pau" faça parte da minha família,  procuro, quando ocorre o fato de a minha filha faltar a escola por culpa minha e não por uma questão de saúde dela,  colocá-la para realizar tarefas, não estou aqui excluindo a importância do contexto escolar para a sua aprendizagem, mas sim, citando possibilidades de “compensação”  diante da perda do dia de aula. O que não deixa de ser uma oportunidade, mais uma vez, de analisá-la e aproximar-me mais ainda. Não tem como! (risos) Filhos de professores costumam ser “ratinhos de laboratório”, se o biólogo Piaget fez isto, porque não posso fazer ora pois?Não faço tarefas aleatórias, procuro os Parâmetros Curriculares Nacionais para o quarto ano, associo com o que está sendo trabalhado em sala e combino com as dificuldades que ela vem apresentando com relação a qualquer assunto em questão. Hoje mesmo, fizemos um treino com a boca para que ela sentisse as diferentes posições da língua quando falamos os dígrafos LH e NH. Não tive como não lembrar do personagem Clarêncio, o Otimista, desenho animado exibido no Cartoon, haja cuspe pela boca, mas esta relação com o convívio do mundo animado dela, permite associações para o fluir da aprendizagem. Por vezes, ela faz esta troca, ao escrever ( milhoca ao invés de minhoca) o que é comum, no ciclo de alfabetização, mas que deve ser o quanto antes, sinalizado e conduzido com diversas atividades que possam explorar tais dígrafos, com o objetivo de identificar quando é apropriado, utilizarmos cada um. Existem crianças que aprendem mais pela repetição, outras pela comparação, observação, e ainda outras pelas sensações. Somos muito complexos como seres humanos,  a nossa forma de melhor aprender e apreender o conhecimento também varia. Existem pessoas cinestésicas  têm uma forte habilidade em compreender aquilo que lhe faz sentido por meio de experiências concretas. Para estas, o uso de material lúdico, experiências matemáticas, científicas em geral, no popular, pôr a mão na massa, servem-lhe como "catalisador" da aprendizagem. A Eureka, o insight, o estalo, etc. Outras são mais auditivas, aprendem pela repetição, decoreba, histórias contadas, músicas. Se o professor faz apresentação de um tema dos conteúdos usando recursos auditivos, o aluno que tem este estilo de aprendizagem vai se concentrar e processar sua aprendizagem. O aluno visual é aquele do tipo que se o professor levar aqueles tipos de filmes do estilo ficção científica, ele vai amar. Lembro-me, de certa vez, ter levado o filme O Quarteto Fantástico, e trabalhamos entre tantas coisas, materiais condutores e não condutores de eletricidade. A aula fluiu, a aprendizagem efetiva foi perceptível, quando pintava a dúvida, lembrávamos das cenas do filme. Uma pessoa visual é muito observadora no conjunto e nos detalhes. E é dessa forma que armazena as descobertas e relaciona conhecimentos adquiridos anteriormente com novos conhecimentos. Com certeza, os bons publicitários devem ter excelentes conhecimentos de neurolinguística para atingir o seu público alvo. Haja cores! Enfim, o professor que conseguir reunir todas estas possibilidades nas suas aulas, poderá alcançar com maestria, o cerne do processo de aprendizagem do educando. Muitas vezes, parte das frustrações dos professores se devem a pouca oportunidade de analisar e conhecer melhor os seus alunos. Papel este, que no caso dos professores do Fundamental dois e Ensino Médio, se torna mais complicado devido ao pouco contato e pelo excesso de alunos. É nesta hora que entramos, quais Coordenadores Pedagógicos, PEDAGOGOS, REPITO PEDAGOGOS, o porquê da repetição é uma forma de ressaltar as falhas nas escolas da rede pública e privada que colocam professores licenciados como coordenadores, ou até mesmo sem formação alguma, para executar uma tarefa tão complexa que tem como objetivo principal : Mediar o processo de aprendizagem entre o aluno e o professor. Ta lá na LDB.
 - Senhor Coordenador Pedagógico, aqui entre nós, não estamos aqui para só  ficar cortando papel e arrumando festinhas na escola. Nem tampouco para cobrarmos planos de aula de professores apenas. Estamos aqui para interferir positivamente na Comunidade Escolar, se assuma, pois do jeito que está indo a Educação Brasileira, o nosso papel está sendo deixado de lado.
Apesar de algumas características citadas acima, sabemos que encontramos na escolas, alunos que podem sofrer de dificuldades de aprendizagem. Necessitando ainda de mais atenção. Sem falar nos raros mas muitas vezes não reconhecidos superdotados que por vezes são apenas taxados de hiperativos. Além do mais, li um artigo que me apaixonei, As doze Inteligências, onde uma professora analisa a aprendizagem e a relação dos alunos com a execução da mesma, pelos seus signos astrológicos. Muito interessante!

A cada idade corresponde uma forma de vida que tem valor, equilíbrio, coerência que merece ser respeitada e levada a sério; a cada idade correspondem problemas e conflitos reais (...), pois o tempo todo, ela (a criança) teve de enfrentar situações novas (...). Temos de incentivá-la a gostas da sua idade, a desfrutar do seu presente.”
                                            George Snyders


 Iracema Correia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.