Aprendemos e apreendemos de diversas formas. Vamos explorar qual a melhor delas!
Atividade de matemática, solução de problemas, com análise, onde a criança pode expressar de diversas formas em que souber, a situação e a resolução do problema, através do raciocÃnio lógico, expressando este raciocÃnio através da sentença matemática e conta armada.Utiliza a leitura, interpretação textual e escrita.
Aqui estou eu, mãe, como sempre, me
sentindo culpada por não ter tido força fÃsica para levar hoje a minha pequena
à escola. Isto porque como Portadora da Fibromialgia e STC (SÃndrome do Túnel
do Carpo), qualquer emoção muito forte, desencadeia em mim dores, os nervos
ficam abalados, dificuldades em dormir, enfim, mas isto é assunto pra outro
texto, afinal, tenho muito a “expelir” com relação à falta de conhecimento das
pessoas, que deveriam em tese, serem bem informadas sobre aquilo em que
trabalham.
Quanto a mãe Pedagoga, mãe que sente
culpa por tudo, enfim, mãe. Como não quero que o ditado, “Casa de ferreiro,
espeto de pau" faça parte da minha famÃlia, procuro, quando ocorre o fato de a minha filha
faltar a escola por culpa minha e não por uma questão de saúde dela, colocá-la para realizar tarefas, não estou
aqui excluindo a importância do contexto escolar para a sua aprendizagem, mas
sim, citando possibilidades de “compensação”
diante da perda do dia de aula. O que não deixa de ser uma oportunidade, mais uma vez, de analisá-la e aproximar-me mais ainda. Não tem como! (risos) Filhos de
professores costumam ser “ratinhos de laboratório”, se o biólogo Piaget fez
isto, porque não posso fazer ora pois?Não faço tarefas aleatórias, procuro os
Parâmetros Curriculares Nacionais para o quarto ano, associo com o que está
sendo trabalhado em sala e combino com as dificuldades que ela vem apresentando
com relação a qualquer assunto em questão. Hoje mesmo, fizemos um treino com a boca
para que ela sentisse as diferentes posições da lÃngua quando falamos os
dÃgrafos LH e NH. Não tive como não lembrar do personagem Clarêncio, o
Otimista, desenho animado exibido no Cartoon, haja cuspe pela boca, mas esta
relação com o convÃvio do mundo animado dela, permite associações para o fluir da
aprendizagem. Por vezes, ela faz esta troca, ao escrever ( milhoca
ao invés de minhoca) o que é comum, no ciclo de alfabetização, mas que
deve ser o quanto antes, sinalizado e conduzido com diversas atividades que
possam explorar tais dÃgrafos, com o objetivo de identificar quando é
apropriado, utilizarmos cada um. Existem crianças que aprendem mais pela
repetição, outras pela comparação, observação, e ainda outras pelas sensações.
Somos muito complexos como seres humanos, a nossa forma de melhor aprender
e apreender o conhecimento também varia. Existem pessoas cinestésicas têm uma forte habilidade em compreender aquilo que lhe faz sentido por meio de
experiências concretas. Para estas, o uso de material lúdico, experiências
matemáticas, cientÃficas em geral, no popular, pôr a mão na massa, servem-lhe
como "catalisador" da aprendizagem. A Eureka, o insight, o estalo,
etc. Outras são mais auditivas, aprendem pela repetição, decoreba, histórias
contadas, músicas. Se o professor faz apresentação de um tema dos
conteúdos usando recursos auditivos, o aluno que tem este estilo de aprendizagem
vai se concentrar e processar sua aprendizagem. O aluno visual é aquele do
tipo que se o professor levar aqueles tipos de filmes do estilo ficção
cientÃfica, ele vai amar. Lembro-me, de certa vez, ter levado o filme O
Quarteto Fantástico, e trabalhamos entre tantas coisas, materiais condutores e
não condutores de eletricidade. A aula fluiu, a aprendizagem efetiva foi
perceptÃvel, quando pintava a dúvida, lembrávamos das cenas do filme. Uma pessoa visual é muito observadora
no conjunto e nos detalhes. E é dessa forma que armazena as descobertas e
relaciona conhecimentos adquiridos anteriormente com novos conhecimentos. Com
certeza, os bons publicitários devem ter excelentes conhecimentos de neurolinguÃstica para atingir o seu público alvo. Haja cores! Enfim, o
professor que conseguir reunir todas estas possibilidades nas suas aulas,
poderá alcançar com maestria, o cerne do processo de aprendizagem do educando.
Muitas vezes, parte das frustrações dos professores se devem a pouca
oportunidade de analisar e conhecer melhor os seus alunos. Papel este, que no
caso dos professores do Fundamental dois e Ensino Médio, se torna mais
complicado devido ao pouco contato e pelo excesso de alunos. É nesta hora que
entramos, quais Coordenadores Pedagógicos, PEDAGOGOS, REPITO PEDAGOGOS, o
porquê da repetição é uma forma de ressaltar as falhas nas escolas da rede
pública e privada que colocam professores licenciados como coordenadores, ou
até mesmo sem formação alguma, para executar uma tarefa tão complexa que tem
como objetivo principal : Mediar o processo de aprendizagem entre o aluno e o
professor. Ta lá na LDB.
- Senhor Coordenador Pedagógico, aqui entre
nós, não estamos aqui para só ficar cortando papel e arrumando festinhas
na escola. Nem tampouco para cobrarmos planos de aula de professores apenas.
Estamos aqui para interferir positivamente na Comunidade Escolar, se assuma,
pois do jeito que está indo a Educação Brasileira, o nosso papel está sendo
deixado de lado.
Apesar de algumas caracterÃsticas citadas acima, sabemos que encontramos na escolas, alunos que podem sofrer de dificuldades de aprendizagem. Necessitando ainda de mais atenção. Sem falar nos raros mas muitas vezes não reconhecidos superdotados que por vezes são apenas taxados de hiperativos. Além do mais, li um artigo que me apaixonei, As doze Inteligências, onde uma professora analisa a aprendizagem e a relação dos alunos com a execução da mesma, pelos seus signos astrológicos. Muito interessante!
“A cada idade corresponde uma forma de vida que tem valor,
equilÃbrio, coerência que merece ser respeitada e levada a sério; a cada idade
correspondem problemas e conflitos reais (...), pois o tempo todo, ela (a
criança) teve de enfrentar situações novas (...). Temos de incentivá-la a gostas
da sua idade, a desfrutar do seu presente.”
George
Snyders
Iracema Correia
Comentários