O que afina uma amizade?







Pensando aqui hoje no que une as amizades. Já vi amigos de longas datas, que se conheceram em faculdades, colégios, na vizinhança, no trabalho e se perderam pelo meio do caminho, seguindo suas vidas. No entanto, as vezes quando encontram-se podem ter muito ou pouco assunto para falar. Tudo depende da afinidade. Do que foi vivido. Nas relações de trabalho, segundo pesquisadores, é muito comum nascer afinidades tão fortes que pelo convívio e compatibilidade, acabam por desenvolver em algo mais íntimo. Na vizinhança, onde se cria o hábito de falar com o vizinho todos os dias, o que pelo que vejo atualmente tem sido muito raro, torna-se comum, o vizinho também estar presente em nosso dia a dia e por sua vez, tornar-se um amigo de estrada. Amizade é afinidade. Porém, como os dedos das mãos são diferentes em funções e tamanhos, assim são os amigos. Uns contamos para os momentos de riso, outros para as confidências mais sérias, etc. Fantástico é quando encontramos tudo isso em um amigo só. É bacana por demais. De encher os olhos. Existem amizades ligadas a fé, do tipo que enquanto estiverem na mesma religião, serão amigos. Por outro lado, acontece amizades surreais. Aquelas em que um é fanático dentro de um grupo religioso e o outro também fanático por um outro grupo que talvez nem em Deus creia. E quando estas diferenças são respeitadas, é maravilhoso! Creio ser a epítome do amadurecimento entre seres humanos. Numa amizade, muitas vezes a idade pouco importa. Pessoas tão jovens desenvolvem afinidades com pessoas mais velhas e isso também é maravilhoso. Maravilhoso entre aspas, pois a depender do poder de manipulação de ambos, um pode influenciar o outro negativamente, se um dos dois ou for facilmente manipulado, um cabeça oca, e o outro com poder de persuasão enorme. Isto também independe de idade. Pessoas são pessoas e capazes de crescerem mutuamente ou prejudicarem-se mutuamente, a depender do nível de maturidade dos envolvidos. Este é o X da questão. Qual o laço que une a amizade? A depender do nível do laço, a mesma pode ser forte ou fraca ou nem mesmo existir, e ser apenas uma idealização na mente dos envolvidos. A exemplo de amizades criadas entre pessoas que têm inimigos em comum. Detestam uma pessoa por qualquer motivo válido ou não e daí unem-se numa amizade sombria de pouco crescimento. Onde os envolvidos deixam de amadurecer, como um ferro "aguçando a face do outro".
    "Assim como o ferro afia o próprio ferro, as pessoas aprendem umas com as outras."
    Acredito neste tipo de amizade, de aprendizado POSITIVO MÚTUO. Não creio que por terem afinidades em comum, necessariamente serão amigos. O respeito deve existir entre ambos. Ainda que o amigo erre, humilhá-lo argumentando que está a lhe aconselhar é grosseiro, não creio que a intimidade comporte estes tipos de atitude. Da mesma forma, deixar a coisa correr solta, no sentido de ter medo de aconselhar o amigo, a fim de não o machucar, creio também não ser uma amizade verdadeira. Quantos casos vemos de pessoas até famosas que  por conta das más companhias, destruíram as suas vidas, envolvendo-se em crimes hediondos! A culpa não deve ser atribuída só às más companhias, mas à própria pessoa que não permitiu desenvolver-se o suficiente para aprender a dizer NÃO e a ter a sensibilidade e maturidade necessária para perceber o que seria sábio ou não fazer. Como diz o ditado popular: " Diga-me com quem tu andas e eu direi quem tu és". E a própria Bíblia que nos diz que: 

"Más associações estragam hábitos úteis" Primeira Carta aos Coríntios 15:33. Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.

Muito cuidado com quem tu andas! Existem muitas aves de rapina disfarçados de amigos. E só saberemos se são ou não amigos talvez tarde demais, quando o estrago já tiver sido feito.Ou quem sabe, nunca e ao olharmos para trás, perceberemos nas mudanças de circunstâncias que estávamos enganados todo o tempo. Estávamos sós, embora acompanhados. A maior solidão que existe.




Sabedoria à todos nós!

Iracema Correia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.