Sobre pessoas e hábitos.


DE QUEM GOSTA DE MIM



  Valorizo por demais o caráter de uma pessoa. Este caráter é analisado por mim em pequenas coisas, afinal não são nas pedras grandes que costumamos tropeçar. Cada dia que se passa é perceptível a pouca atenção aos bons hábitos. Poucos sabem receber alguém nas suas casas, fazem uma festa e a mesma fica solta sem um responsável ou um mestre de cerimônia. Muitos não percebem que fazer cerimônia é ter a delicadeza de servir desde um cafezinho à uma distração, como ver fotos antigas por exemplo, tocar um instrumento, entreter com conversas  ou músicas edificantes os convidados, oferecer uma água, etc. Os bons hábitos de sentar na frente da casa ao calor e luz de uma fogueira para contar "causos" ou numa roda na sala, sem a interferência de mensagens de celulares ou até da intromissão da vida dos outros como roteiro.Sinto falta de papos edificantes com pessoas edificantes, que aumentem o meu conhecimento e meu prazer pela vida. Estou correndo de convites para festas chatas com pessoas que nada acrescentam na minha vida. Quero edificar-me, aguçar o prazer pela leitura , arte em geral com quem valha a pena. Tá tudo tão superficial que quando somos educados com alguém, receptivos, as pessoas nos olham com espanto, como se fôssemos de outro mundo. Estou na certeza de que sim, sou de outro mundo. Um mundo mais polido, mais fino, onde pequenos gestos ainda são valorizados. 

Eu vejo a vida mais clara e farta
Repleta de toda satisfação
Que se tem direito
Do firmamento ao chão

    Pessoas reclamam o tempo todo disto mesmo que eu reclamo, mas a diferença é que poucos agem. Muitos têm vergonha de fazer gestos bonitos e serem "mal interpretados". Um homem ser cortês com uma mulher e achar que por isso ela vai lhe achar um fraco. Se alguma mulher reclama da cortesia de uma homem é porque ela realmente não o merece. Da mesma forma uma mulher que age com carinho e respeito com um homem a quem ela admira não deve ter receios de ele a achar bôba, melosa, pois um homem que pensa assim também não a merece. É necessária sem dúvida a equalização nas relações. Estou nesta vibração. Dando a medida do que eu recebo. Desistindo de quem eu já insisti para estar na minha vida, quando na verdade se não quer ficar é porque não se adequou com a situação. Que situação? São tantas ora bolas. Eu por exemplo tenho um senso de alteridade muito grande que beira a fidelidade canina e espero isso dos meus poucos amigos. Tenho muitos conhecidos e muita facilidade de criar vínculos que alguns chamariam de amizade, mas só com raros mantenho, porque coisas pequenas são muito importantes para mim. 
    Recentemente algo muito chato aconteceu em minha vida, onde sofri uma tremenda injustiça, o que para uma pessoa metódica como eu, machuca muito. Para muitas outras que pra nada ligam, tanto faz, para mim que tenho este senso de empatia e compromisso com a vida e com o outro, foi como uma dor muito forte, nesta época, ainda via as pessoas por mim, porque é assim que enxergamos a vida, a partir da nossa visão. Se somos espertos, experientes ou maldosos, olhamos todo mundo assim, ao contrário, a mesma coisa. Tinha uma visão muito romântica da vida. Precisei apanhar muito para descobrir que " as nuvens não eram de algodão", foram surras cruéis! A pior de todas elas foi descobrir que justamente o que eu mais cultivava na minha vida, a empatia, era justamente o que mais faltava nas pessoas. O querer estar no lugar do outro, sentir a dor do outro. É aquela velha máxima " pimenta nos olhos dos outros é refresco". Nunca quis ver como refresco uma pimenta nos olhos de quem chora de incômodo, é ser muito pobre, egoísta. Infelizmente conheci o dissabor de perceber o quão estou sozinha neste mundo de bilhões de pessoas, o quanto dói uma pessoa dizer que é seu amigo e manter ao mesmo tempo estreita relações com pessoas que lhe machucaram. Porque eu sou assim e defendo os meus amigos de verdade, como cada dia estes estão diminuindo, tenho procurado me envolver menos com quem tem menos para me dar. Ofereço um banquete da minha amizade hoje apenas à quem já provou que merece estar em minha vida, os demais, vão passando. Não esperem de mim tratamento igual.Hoje e sempre serei fina, educada, simpática, carinhosa, amorosa e elegante para quem sabe o que realmente estas palavras significam, para os demais ofereço apenas a minha  boa educação.


Iracema Correia
    


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.