Por que me calo?



Por vezes o calar se faz mais necessário do que declarar algo. Digo às vezes, porque no que diz respeito a direitos e deveres, injustiças, a exemplo, é pertinente não nos calar. Ouvindo a autora do processo de Impeachment da atual presidente, quando a mesma foi indagada do porquê se calava diante de tantas outras injustiças ocorridas em cada Unidade Federal, a mesma, logicamente, disse que não teria condições humanas nem físicas para solicitar o impedimento de todo o executivo que precisava, e que, a solicitação escrita do Impeachment Ã© publica, sendo assim, qualquer um pode solicitar.E que, neste em que ela solicitou, percebia as atrocidades e, observava a passividade da população diante do fato E QUE ALGUÉM PRECISAVA FAZER ALGO. Bom, não sou partidária, mas esta fala dela, nos alerta que em alguns momentos de fato, precisamos falar, gritar se for necessário. Como diz um pensamento: “Só recorre aos gritos quem não consegue triunfar com a razão.” Há também um texto bíblico que diz que a mera opressão faz o sábio agir como um doido. São tantos momentos de insistência em fazer a outra pessoa perceber a nossa dor, o que nos incomoda, que arrazoamos, gritamos e eu, no meu caso, por fim me calo. O meu silêncio se não for compreendido é porque de fato, era o momento exato de calar. “Quem não consegue compreender um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.” Outro sábio provérbio.
    Em se tratando de pessoas do nosso convívio, daquelas que nos conhecem “aparentemente” tão bem, daquelas que nos doamos, há sempre a espera inútil e decepcionante de ser compreendido, amado, defendido, protegido. Não, nem sempre isto acontece! Porque quem tem que nos amar, defender, compreender somos nós mesmos. Com uma carga elevada de autoestima, precisamos nos esforçar e repelir relacionamentos desgastantes, pessoas tóxicas, mentirosas ( ah...odeio mentiras e manipulação, odeio que me enganem e achem que sou tola para não perceber certas coisas, apenas me finjo de tonta, assim me sinto melhor, pois dialogar com pessoas desta estirpe sobre o assunto em si é perda de tempo,infelizmente cada um se preocupa com o quê lhe faz bem, apenas, olhar o lado do outro...sair do seu mundo confortável para apenas observar outro ponto de vista é difícil demais para alguns.) Então pergunto: Para quê falar? Silencio-me e recuo a minha existência.


Iracema Correia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.