Sobre o curry...


Sobre o curry...


Com esta onda de preocupação alimentar saudável, eu ficava pensativa com relação a utilização do caldo de carne, frango,etc., uma vez que os mesmos são ricos em sódio, conservantes,etc. Resolvi então por acaso, utilizar o curry pois nunca tinha utilizado como tempero, na verdade eu estava a procura do açafrão, que amo por demais. Resolvi então testar o curry e fui gostando tanto, principalmente no frango e peixe, que esqueci quase por completo dos caldos industrializados. Amo muito tudo isso. Amo a possibilidade da natureza poder nos dar coisas tão puras e funcionais. Só cabe desfrutarmos.
IRACEMA CORREIA    


" O Curry é uma especiaria de Origem indiana composta por vários ingredientes, que podem variar conforme a região onde ele foi produzido. Entre esses ingredientes, encontramos: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. No seu preparo, esses temperos são torrados, moídos e usados em diferentes proporções.
O pigmento que dá a coloração amarela ao curry é chamado de curcumina. A curcumina é um importante antioxidante para o nosso organismo, protegendo as células dos danos causados pelos radicais livres. Dessa forma, ´previne o envelhecimento Celular, nos protege de doenças crônicas como as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, e doenças neuro-degenerativas como a doença de Alzheimer e Parkinson. A curcumina possui ainda efeitos anti-inflamatórios antibacterianos e antivirais. Acrescentando 1 colher de chá de cúrcuma ao dia é uma maneira simples, rápida e econômica de proporcionar diversos benefícios à saúde.
Na culinária, é uma especiaria que fornece sabor às carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados em geral e cozidos. Veja aqui 9 dicas de como usar o condimento e trazer sabores diferentes para as receitas do dia a dia.


1- Substituto do sal
Tempere carnes, mariscos, legumes e arroz com ele e elimine o sal do preparo.
2- Bom até com frutas
Corte as peras ao meio. Coma polpa, faça um recheio de gorgonzola, nozes e curry. Grelhe alguns minutos e voilá!
3- Aperitivo diferente
Leve ao forno damascos secos, avelãs, amendoim, uvas-passas embebidas em cerveja, castanhas-do-brasil  e de caju. Coloque curry e sirva!
4- Casamento perfeito
O curry é um excelente ingrediente para acrescentar no seu chocolate quente
5- Purê com peixe
Cozinhe maçãs e bata a polpa com curry para criar um purê delicioso e acompanhar pratos de peixe e carne branca.
6- Mistura com maionese
Patês de sardinha podem receber uma pitada do tempero para diminuir o gosto.
7- Para comer com vinho
Pratos à base de peixe e carne branca com curry combinam bem com vinhos aromáticos.
8- Toque vegetariano
O condimento em pó combina com queijos e ovos e fica ótimo com tofu. Dá um toque especial às comidas vegetarianas.
9- Batatas ao forno
Inclua o curry para temperar batatas e, em seguida, as leve para assar. Elas ficam com uma coloração linda e um sabor bem mais apurado.


FONTE: http://www.biotipopsicologia.com.br/novosite/index.php/component/content/article/37-receitas/135-conheca-os-beneficios-e-maneiras-de-utilizar-o-curry


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.