Amando filosoficamente...

 Mais uma nova aquisição de uma série. Dentro desta série, ainda há aqueles livros, tamanho família, que vou deglutindo aos poucos. Matéria pesada, precisa ser bem mastigada para não causar indigestão. Mas o que dizer de um livro rosinha, com um casal romântico na capa? Logo vem à mente, ora pois,  de quem julga o livro pela capa, que se trata daqueles livros românticos que ensinam "receitas" para conquistar um novo amor. Pasmem, não é não. Ah! A minha propaganda, como sempre é voluntária. Apenas gosto do que é bom, do que é belo (mas aceito sim, uma bela remuneração pela propaganda, nada contra, não brigamos por isto ;) ) de textos inteligíveis, recheados de conteúdo que fazem a minha mente trabalhar. Alexey Dodsworth, autor do livro, conversei muito contigo cara, enquanto estou lendo a sua obra. Eu rindo de mim mesmo. O "pau quebrando" na rua, haja sofrência meu pai, para os meus ouvidos sensíveis! Eu não consigo compreender a lógica de seres humanos ouvirem em ritmo repetitivo as mesmas músicas de oito horas da manhã até o presente momento, as dezesseis horas e trinta minutos. E eu cá lendo uma das teorias de Nietzsche, onde ele nos convida à uma reflexão, traduzida mais ou menos assim pelo autor do livro: 'Se você descobrisse que toda a sua vida se repetirá nos mínimos detalhes por toda a eternidade, se amaldiçoaria ou ficaria feliz? Ainda que a sua existência não tenha sido boa ou não,por completo, há algum momento ou momentos tão magníficos que faria você pensar que tudo valeu a pena por causa deles? Se chegar a conclusão de que nada na sua vida faria valer a pena que ela se repetisse , está na hora de criar este momento. E para fazê-lo, é preciso querer esta vida. É preciso parar de esperar.'
    Numa viagem maravilhosa pelos Mitos gregos,pela Astrologia, citando e comparando o pensamento de vários filósofos como Aristóteles, Sócrates, Michel Foucault, Pascal, etc. Vamos compreendendo o amor e sua inquietude. O desejo de amar e ser amado plenamente. A necessidade de saber ( representando os atributos astrológicos do signo de Aquário), o que queremos em alguém, O querer ( atributo do signo de Leão) este querer não desejo, mas vontade de levantar e ir lá, pois é nesta vontade que o desejo se manifesta.Ousar, ( atributo astrológico do signo de Escorpião), onde a felicidade se manifesta sempre quando usufruímos, gozamos do que desejamos.E o calar ( Atributo astrológico do signo de Touro) como uma interiorização , reflexão do que se deseja. Evitar fazer propaganda demais do objeto do desejo, para não atrair inveja e cobiça. Olha aí! Agora, posso estar com meu " Príncipe Encantado" mas propagarei à todos que é um sapo gordo, chato e que come mosquito ! Lógico! Prazinimigas tirarem o olho! ( risos). Leitura magnífica, recheada de sofrência no pé do ouvido, mas entendendo que devemos dar um basta no sofrimento, que quando a mente nos engana de que somos felizes porque podemos acreditar nisto, por osmose, o corpo somatiza, chora e reage de diversas formas. Não podemos enganar o nosso corpo numa ilusão de um relacionamento falido. Nem por medo, não ousar e deixar de conseguir o que desejamos por falta de ação, vontade e ficar  querendo o que sabemos que certamente nos satisfará. O momento de viver é  o agora. Que sejamos felizes nesta vida, porque já estamos fadados à morte, segundo comentário atribuído à Sócrates, amemos sempre pensando que a pessoa que está ao nosso lado ou desejarmos, pode não mais estar lá, ou pelas fatalidades da vida, ou por cansar de esperar. A esperança é ruim, cria dúvidas, o bom mesmo é viver, amar e, se for filosofando, melhor ainda. Amo filosofar, mas tem horas que dá um nó no juízo. Porque a filosofia "fustiga nossa mente, desfaz ilusões". Pensando aqui comigo: " Enquanto os amantes da sofrência curtem o domingo, estou eu cá a ler filosofia. Será que eu sou normal? Bom, pelo menos estou me divertindo :D . 

Ps: Ainda estou na página 70 de 292 do livro e me sentindo no direito adquirido por mim, no meu Blogguer de resenhar sobre o livro. Que o autor não leia isto.

Iracema Correia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.