Ter Fibromialgia ( mais um Desabafo).



É viver sem se importar com opinião de ninguém. Não sei se com todos portadores de fibromialgia acontece, mas cada dia me sinto mais distante das pessoas, pois são raras  aquelas a quem podemos contar com a compreensão. Às vezes me sinto só, porém, a minha solidão me faz bem, é como diz o ditado: “Antes só do que mal acompanhado”. Dizem que pessoas sensitivas ou sensíveis demais tendem a desenvolver fibromialgia, pois absorvem muito a energia e os problemas, manter distância por  vezes é uma questão de sobrevivência. Sinto falta de pessoas que conversem coisas interessantes, que tenha um repertório de assuntos, sem ser chato repetitivo. Que saiba rir e fazer rir, sem ser irônico, sem fazer mal a ninguém. Como estas, cada dia que passa, parecem-me estar desaparecendo ou quem sabe, talvez, se reclusando também, é melhor então curtir a própria companhia. Mesmo sentindo dores e os efeitos nocivos da Fibromialgia, contar com colaboradores compreensivos, amáveis é uma utopia. Feliz de quem tem pessoas ao seu lado, familiares que caminham de mãos dadas nesta “via crucis” que é a Fibromialgia e as idas e vindas à médicos. Ser fibromiálgico é cortar relacionamentos desgastados, não por prazer, mas para sobreviver. Precisamos de muito apoio emocional, muito carinho, muita atenção, respeito, compreensão. A dor é algo não visto, por vezes aparecem inchaços no corpo, que confundem com circulação. Perguntar se estamos melhor é uma tortura, pelo menos para mim, pois um dia estou, outro não. É ir ao supermercado e ter que carregar peso, pegar a fila preferencial e ter que explicar que não tem condições físicas para manter-se de pé por muito tempo, da mesma forma nos bancos também. É criar estratégias de guerra para conseguir limpar a casa sozinha, cozinhar com dor. E feliz de quem consegue comprar objetos para facilitar a sua rotina, mas que se valha também de gambiarras. Mais rico e feliz de todos é quem tem ao seu lado, marido, parentes que compreendem o seu sofrimento sem julgá-lo e nem considera-lo um parasita ou aproveitador. Eu sigo a minha vida em paz, comigo e com Deus, pedindo a ele sempre forças para vencer e me mantendo longe de pessoas que não sabe nada sobre a minha dor, me julgam, nada fazem de concreto para ajudar, mas sabe exigir demais de mim o que não posso dar. Quero ser amada, ainda que eu não seja mais tão útil assim.

Que Deus nos abençoe e oriente os médicos no melhor tratamento para os portadores da fibromialgia.
Amém
Iracema Correia


Comentários

SOLANGE disse…
Lamentável e triste isso tudo a incompreensão das pessoas com relação a isso. Nessas horas o apoio da família e amigos é fundamental e importante na vida de uma pessoa com problemas!

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.