O prazer de ser Pedagoga


Mamãe, com você tudo fica mais fácil!


Como é bom ouvir isto de um filho ao se tratar do processo de aprendizagem. Acredito ser uma das satisfações maiores na vida de uma pessoa. Gosto de aproveitar o momento da tarefa de casa para compartilhar com ela tudo que tem aprendido na escola. E como Pedagoga, aproveito para reforçar esta aprendizagem tentando através dos vídeos infantis do YouTube, ampliar a visão dela sobre os assuntos estudados. E então, sinto, mesmo com uma marrinha dela, que as coisas fluem, com mais facilidade. Quando ela me disse esta frase: " Mamãe com você tudo fica mais fácil!", me senti imensamente feliz e realizada também. Estávamos iniciando a divisão com a conta armada, trabalhando a tabuada do numeral oito. Então pegamos juntas os cacarecos da cozinha, vasilhas sem tampas, que sempre têm, na quantidade de oito e bolinhas de gude. Dividimos o valor de quarenta e oito nestas oito vasilhas.Encontramos juntas a quantidade de seis em cada vasilha. Eureca! Quase disse ela em outras palavras, é claro. Uau! descobrimos a pólvora , bem por ai. Me sinto privilegiada em exercer uma profissão que me dá prazer. Sinto-me imensamente feliz em facilitar a aprendizagem de uma pessoa. Por exemplo, valorizo por demais as atividades dos alunos. O caderno então. Lembro-me da música O Caderno de Toquinho:

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Canção linda por sinal. Enfim, nossa MPB.
Caderno de criança para mim deve estar cheia de rabiscos, apagados e refeitos, até se alcançar o objetivo específico para ela. Sim, para ela porque cada criança é uma ser em especial com as suas potencialidades específicas. Não gosto de ver riscos de professor por cima dos registros da criança. Podemos apenas indicar com um traço embaixo algum registro que falta corrigir. E pedir que ela retorne e encontre por si só a sua resposta. Acredito nesta busca do conhecimento, valorizando a autonomia do aluno. Falam-se tanto em recuperação paralela e talvez não aproveitem as "provas" "testes" que não provam nem testam nada, mas sim diagnosticam o trabalho do professor. Aproveitar os enganos dos alunos, as suas respostas erradas para trabalhar novamente desta vez, em forma de pesquisas na biblioteca, internet, trabalho em campo, etc. para refazer esta aprendizagem, desta vez , avaliando e pontuando. Uma vez que a recuperação paralela é direito do aluno. Deixar de valorizar tanto o ponto, a nota, focando no principal, a aprendizagem. 
    Enfim, apesar da indisciplina comum nas salas, das supostas falta de interesses dos alunos, creio que uma aprendizagem participativa, coletiva, utilizando-se de teatros, músicas, filmes, desenhos, diversificada e mais alegre, sem preocupação com tempo, prazos  e conteúdos, tornará o ato de educar mais prazeroso.


Que privilégio maravilhoso Deus me deu!
Iracema Correia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.