Filhos...





Ser mãe é padecer no paraíso!
Filho é um pedacinho do nosso coração que sai para outro corpo.


   Duas frases que resumem o sentimento que considero mais nobre. Quando falo mãe é no sentido mais puro da palavra. Pois há MÃES e mães. Mas é por estas MÃES como eu que estou discorrendo agora. Li uma matéria em que a maioria das mães sente culpa por tudo. Culpa por não poder dar o melhor ao filho ou filha, por não ter tempo e por ai se vai. Sei muito bem o que é isso. Quando tenho que dizer não e estabelecer o horário para dormir e ver a cabecinha baixa chorando porque queria ficar mais um pouco acordada. Mas é pensando no bem das nove ou dez horas de sono boneca que a mamãe faz isso! É para você amanhã não ter problemas sérios de saúde por conta de noites mal dormidas. O coração de mãe fica pequeno quando vê o olho vermelho de sono, mas a insistência do bebezão em querer resistir. Depois olho para a cama e fico morrendo de pena. Pensando: Será que fui muito dura? Será que deveria ter ido para cama junto? Mas eu estava tão cansada hoje que não agüentei. Enfim, queremos ser super heroínas. Deixar de amamentar então para mim foi terrível! Foram três anos muito bem sugados! ( rsrsrs) Mas parei por recomendação médica porque se dependesse de mim, não estava nem ai. Sempre fui destas mães que amamentava em qualquer lugar, desde que ela estivesse bem. Até hoje me emociono quando vejo uma criança mamando. Choro de emoção. O contato com a mãe o olho no olho, a dependência e os “contratos” afetivos ali firmados. Coisa divina!
    Mãe sente culpa. E em alguns casos sim, deve ter precauções, ser mais atenciosa com certas coisas, examinarmos a cada dia nossas ações com nosso pequerruchos. A criança costuma reproduzir o ambiente, por isto é sempre bom atentarmos para o comportamento dela para assim observarmos o que estamos passando para elas. Se a criança grita demais, certamente ela está sendo gritada ou até não ouvida. E essa coisa de não ser ouvida é extremamente perigoso. Lembro-me quando pequena, por volta dos seis anos que avisei aos meus responsáveis que eu e a minha “irmãzinha” mais nova, (sobrinha) estávamos apanhando da então babá. Eles preferiram não acreditar, por se tratar de uma pessoa que passava muita confiança. Mais adiante,  com a minha saída da casa, esta pessoa piorou o tratamento com a minha irmãzinha ( sobrinha) e depois de tantos anos, ela foi demitida. Assim como foi isto, poderia ser um caso mais grave de abuso sexual ou sei lá coisa pior.
    Três seres que tenho verdadeira paixão e sinto que devemos zelar e escutar: As crianças, os idosos e os animais. Machucar um incapaz de se defender é de uma maldade insuportável.
    Sempre pedindo a Deus sabedoria, para tomar decisões pautadas em princípios e éticos, racionais. Criar  filhos e ser separado é demasiadamente desafiador. Então lá vem a culpa por não ter sido forte o suficiente para manter uma família completa para os filhos, por afastar um dos pais deles. Depois a gente para e pensa. Famílias que se dizem completas, mas “desfuncionalizadas “ ou seja, mãe que não faz papel de mãe, pai de enfeite e por ai se vai. Muitas famílias sem pai nem mãe acabam dando mais certo. Ou com avós etc. e tal.
   Perigo grande é se envolver com outra pessoa e permitir que a mesma tenha liberdade para entrar e sair na nossa casa quando temos filhos. Abrir bastante os olhos porque coração de gente é terra que ninguém vai. A criança é incapaz de se defender mas dá sinais que para enxergarmos precisamos estar atentos. Há muitos casos de pais, padrastos que abusam e violentam os menores e mães que alegam não ter percebido nada. Um pouco de precaução nunca é demais.
    No mais , tendo cuidado com a alimentação, a saúde, a amizades, a educação, os pensamentos, o cabelo ( no caso da menina ainda tem isso), os namoradinhos ou namoradinhas, o comportamento, as pessoas que colocamos na nossa casa, o que assistem, a internet, a hora de dormir, a espiritualidade, etc. ( só isso, mas acho que esqueci de mais alguma coisa). Na verdade, criar outro ser é privilégio divino. Nossos filhos são a herança de Deus. E como toda herança devemos zelar e saber que mais tarde, prestaremos contas ao próprio Deus. Portanto sempre é primordial pedir a ELE sabedoria, até naquelas horas em que a vontade é de dar umas palmadas, conta até dez e pede sabedoria, Deus responde na hora. Por vezes nos irritamos com tão pouco e deixamos o tão grande para lá e a criança percebe. Não é fácil ser mãe ou pai. Mas que é gostoso demais, isso é!

Que Deus encha de luz, prosperidade e muita proteção os nossos filhotinhos!
Paz e amor à todos!
Iracema Correia
   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.