Vivendo em doses homeopáticas.





De gota em gota o balde enche.
A paciência é a mãe de todas as virtudes.
Devagar e sempre.
De grão em grão a galinha enche o papo.


E por ai se vão tantos dizeres da sabedoria popular com relação à importância de saber viver um dia de cada vez. Vinha pensando hoje enquanto dirigia, muito pensativa porque pela terceira vez eu estava tentando resolver uma situação, que já deveria ter sido resolvida e mais uma vez algo ficou pendente. Voltei e aproveitei o tempo que havia sobrado para resolver outra coisa e em seguida ir a uma consulta que se o problema tivesse sido resolvido, certamente não teria dado tempo para ir. Então os meus miolos começaram a se conectar, viajando em pensamentos e suposições. Porque será que certas coisas não acontecem quando queremos? Será que há algum plano do destino ou divino para nos ensinar uma lição? Curiosamente, fiquei admirada comigo, pois, a Senhorita Iracema Correia Ansiedade “Pré-ocupação” da Silva Xavier Sorrisal Colesterol, apesar de não ter resolvido o problema, não se estressou e deixou o mesmo para o dia que fora agendado pela “enésima” quarta vez. Então me lembrei de quando o meu carro foi guinchado. Senti-me nua, nova na cidade, não havia percebido que naquele local não podia estacionar ( hoje já pode, dã) e quando voltei com a minha pequena, cadê o carro? Em plena sexta feira aproximadamente 17 horas. O DETRAN fechado j e eu não sabia onde era o DETRAN. Que dia estressante meu Deus! Mas o vigilante me disse uma coisa que nunca esqueci, depois que eu expliquei a situação para ele que iria pagar três diárias devido ao final de semana. Como iria me virar? Enfim, resumindo ele me disse: “A senhora já parou para pensar que talvez este fato aconteceu para a senhora ser poupada de algo pior? Já pensou que poderia estar com o carro e acontecer um acidente? Pense que talvez isso o que aconteceu não tenha sido nada em comparação com o que poderia acontecer. Pense assim senhora. E descanse o final de semana. Tenha um final de semana abençoado.” Voltei para casa refletindo nas palavras dele, com a minha pequena.
    Seria assim um convite ao comodismo, ao vamos empurrando enquanto der? Ser complacente consigo mesmo? Creio que não. Mas sim uma reflexão de que temos limitações. E por vezes esquecemos-nos disto. Eu me esqueço disto. Queremos abarcar o mundo com as pernas e acabamos não ficando com nada.
    Lembro-me da mitologia grega e da história de Midas e agora a música do Guilherme Arantes “..tudo que ela toca vira ouro.” Exemplo de perfeição, perfeccionismo notável, produção acima da média. Os Midas da vida que conseguem trabalhar, produzir, ser perfeito, porém não conseguem ter contato real, verdadeiro com ninguém, pois tudo que toca vira ouro.
    A sociedade e esta economia capitalista de consumo imediato onde tudo é na base da pressa, nos diz que precisamos cumprir prazos, metas, ser pontuais, produção, produção...enfim, meu corpo hoje respondeu por tudo que fiz com ele. A forma como o maltratei quando durante toda a minha vida fui obrigada e por osmose, me obriguei a cobrar de mim mesma perfeição. Desde a escola até a Faculdade sempre me esforcei em ter as melhores notas, os melhores resultados. Procurei ser PERFEITA em tudo. Perfeita esposa, filha, aluna, profissional, irmã, mãe. Ai ai, perfeita nada! Ninguém é perfeito! Hoje amargas decepções em quase todos estes setores da minha vida. Isto reflete em doenças psicossomáticas que adquiri. Não é um convite ao desleixo, mas sim à reflexão de que somos o que podemos ser. De que não temos o domínio das coisas na vida. Que se não deu hoje, paciência, tenta amanhã. Fazer o melhor, mas NUNCA, nunca mesmo se sacrificar. Nem Deus quer que façamos sacrifícios para Ele.
    A vida é um constante aprendizado. Aprendi e aprendo todos os dias com coisas pequenas que viver um dia de cada vez, fazendo as coisas aos poucos é muito mais saudável. Para que a casa perfeitamente limpa, o almoço perfeitamente pronto, filhos impecavelmente arrumados, porém estressados com os gritos e a ansiedade de se cumprir horários, se não tiveram nem sequer tempo de conversarem? Lembro-me do filme Mulheres Perfeitas, muito bom, hilário e com uma mensagem bem legal. Não existiam mulheres perfeitas, não vou dizer o que eram, pois quem não assistiu poderá perder o sabor da expectativa. Enfim sem mais delongas, pois em doses homeopáticas, quase escrevi um livro agora. Vamos viver um dia de cada vez. “Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.”
Mateus 6:34

“Quem por estar ansioso pode acrescentar um só côvado á duração da sua vida?” Mateus 6:27

Que Deus dê a todos paciência e tranquilidade!
Aos pouquinhos caminhamos e chegamos lá.
Gratidão por lerem.

Iracema Correia

Comentários

SOLANGE disse…
Poxa Iracema Correia sem palavras com tudo o que vc escreveu!! Deus continue te dando forças para vc continuar sua jornada!
Obrigada minha querida pela sua visita,por prestigiar o meu texto e mais ainda pela força de suas palavras. Abraços. Volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.