Lidando com os problemas e buscando a paz.






A alegria não deve ser uma estação de chegada, mas sim, um modo de se viajar.
Cultivar a paz, a alegria em ambientes inóspitos é uma arte. Mas como toda arte é necessária dedicação, desenvolver habilidades necessárias para praticá-la cada dia melhor. É uma capacidade que todos temos. O que faz muitos conseguirem reagir razoavelmente bem diante dos obstáculos enquanto que outros surtam? A forma como enxergamos o problema.

1.    Existem coisas que não dependem de nós para ter a solução. Ora, se não depende de mim, resta aguardar o próprio tempo e condições favoráveis. Enquanto isto façamos o nosso melhor a cada dia, estabelecendo metas de forma tranqüila e serena, sem “pré- ocupações” desnecessárias que só irão nos adoecer.
2.    Um sonho que não se concretizou ainda: O da casa própria, a exemplo. Ter uma casa própria é bom, maravilhoso! Enquanto isto não se concretiza, pensemos que podemos escolher onde morar, dentro das nossas possibilidades, alugando uma casa, apartamento, ou seja, lá o que for e que se enfrentarmos problemas lá, podemos nos mudar. Estamos pagando, afinal queremos também ser bem tratados. Somos clientes em um hotel, cinco estrelas ou não, mas somos clientes. Procuremos ser excelentes clientes, de forma que o inquilino pense duas vezes antes de querer nos perder.
3.    A solidão, a falta de pessoas confiáveis. O que queremos então? Qualitativo ou quantitativo? Eu tenho que me interessar por quem se interessa genuinamente por mim. Ainda que sejam poucos, mas que sejam verdadeiros. Este mundão de meu Deus está cheio de pessoas. É só se abrir para o mundo sem medo, se precaver por ser observador e cultivar inúmeras amizades.
4.    Ser generoso para consigo mesmo é uma forma de amor próprio e cultivar a autoestima. Eu preciso ter para mim o suficiente para depois então, oferecer ao outro.
5.    Estar cercado de pessoas falsas também não é nada fácil. Porém somos responsáveis pelo modo como pensamos a respeito do outro. Tanto de forma excessivamente mal como excessivamente bem. Cabe a nós enxergar as coisas claramente. E se caso for verídico o que pensemos, agradecemos no caso do bem e no caso do mal, entreguemos a Deus. Afinal, Deus está em todos nós. Peçamos a Ele que se manifeste naquela pessoa tão necessitada, em forma de boas ações. A medida que olhamos a pessoa com outros olhos, o nosso mundo muda.


Iracema Correia.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.