Até quando vale a pena se posicionar? Até quanto a lealdade vai?



   Viver escondido entre as folhas, com roupas camufladas é a técnica de guerra. Afinal o inimigo se confundirá e terá dificuldade em nos atacar.
    Tenho observado que esta atitude vem sendo mais comum do que nunca. No dia a dia, encontrar pessoas que se posicione de forma neutra, justa, sem medo, tem sido como encontrar um diamante raro. No local de trabalho é muito comum notar isto. Alguns por desejo de ascensão ( seja lá qual for), evitam tecer qualquer tipo de comentário que venha de encontro com as idéias da direção de uma empresa. Sempre vivi isto. Sempre me posicionei, embora nunca tivesse interesse algum em dirigir nada. Apesar de sempre interpretarem ao contrário e vêem em mim, uma ameaça. Sei lá o porquê. Estar na frente de uma empresa que não é sua é de uma responsabilidade muito grande. E financeiramente não compensa. Ainda que a mesma seja pública. O risco de corrupção é muito grande. Conversando com uma estudante universitária, senti a sua angustia por perceber a passividade com a qual os seus colegas aceitam atitudes impostas pelos professores que muitas vezes exageram na autoridade e no poder sobre os estudantes. Dei um conselho para ela que nunca imaginei sair da minha boca: “Se posicione menos, não vale a pena ser o bode expiatório. Se camufle, seja egoísta e procure o seu melhor.” Penso em quantas pessoas morreram em nome da liberdade de expressão. Vejo discursos tão bonitos, pôsteres sendo compartilhados aos montes nas redes sociais,citações de pessoas famosas do tipo que diz que encontramos inimizades quando nos posicionamos. Pessoas que compartilham talvez nem percebam de fato o que significa isto. As redes sociais possibilitaram a oportunidade para que estas frases se tornassem mais conhecidas. Que bom! Ainda que não sejam das pessoas citadas e nem mesmo compreendidas.
     Entendo que temos que nos amar primeiramente e que é muito difícil alguém segurar as nossas mãos quando estamos sendo o alvo de uma perseguição. Mais difícil ainda é ver pessoas que se dizem amigas, se refreando de falar a verdade diante de situações de injustiça. Defendendo uma pessoa que age de forma injusta com um colega, chamando de boa gente, porque esta pessoa lhe favorece. Isto é prostituição. Corrupção. E agora a realidade em que o Brasil vive, está ficando bem pior. Nunca vi tanta gente com medo de externar de fato o que sente, mas sim em defender o seu pão, ainda que este seja roubado. Não acredito em dignidade quando uma pessoa não é capaz de se posicionar diante de uma injustiça. Fico pasma quando vejo professores concursados recuando de se expor diante de situações ridículas de injustiça. Educadores, valha-me Deus! Que pena dos educandos! Então analiso que tudo isto que vivo é só um palco onde as pessoas atuam. Discurso bonitos são só encheção de chouriça!
    Concluo assim que se diante de situações difíceis, você não tem ninguém para segurar a tua mão. Se refreie de viver querendo salvar o mundo. Faça a sua parte e o seu melhor. Pois não conseguimos mudar o mundo. Só mudando antes a nós mesmos. E sendo egoístas sim, vestindo o nosso santo primeiro, para depois vestir o dos outros. Sendo generosos para conosco. É a Lei da selva se camuflar! Não vejo mais aqui, pelo menos no Brasil, razão para eu estar defendendo bandeira alguma. Muito menos entrar em um grupo como se eu fosse mais um ingrediente da massa de bolo. Amizade pra mim é lealdade. Toda relação deve ser pautada nisto. Quem é leal e fiel não se deixa nunca se aterrorizar. Defende qualquer pessoa da injustiça. Mas esta qualidade está sendo extinta muito rápido. Até nas relações amorosas. Vejo marido e esposa sendo desleal e infiel um com os outros porque os interesses financeiros falam mais alto. Para que me serve uma relação assim? Para que me serve estar com pessoas ao lado que não ajunta comigo? Só espalha?  Antes só do que mal acompanhada.
    Quem comigo não ajunta, espalha.
    Amo a mim e tudo o que eu puder fazer para minha felicidade e paz genuína, assim o farei. Prosperidade a todos e que Deus tenha piedade e proteja aqueles de coração puro.
     


Comentários

Unknown disse…
Triste e lamentável isso tudo. Visto que somos seres sociaveis, não era para ser assim Iracema Correia
É vivendo e aprendendo a jogar. A vida é um jogo. Ou se aprende ou game over. Obrigada por prestigiar o texto querida. Volte sempre ;)

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.