Você se apega a detalhes?




Ouvi esta frase como uma afirmativa hoje, por parte de um vizinho quando estávamos conversando sobre questões religiosas.Já ouvi isto por demais. Sou questionadora sim, e um perigo para qualquer grupo que não permite ser contrariado. Na época da escravidão: #partiuquilombo ou no tronco até morrer pra largar de ser besta! Perguntei para ele, após o mesmo me passar as suas doutrinas religiosas e defendê-las com convicção e tentar me convencer e, eu por ser uma pessoa que por muito tempo me dediquei também ao estudo da Bíblia, baseado em uma crença específica e doutrinas:  Onde  saberei a linha tênue entre a interpretação Bíblica particular, baseado no meu ponto de visão, doutrinado no que eu quero acreditar, e a do outro baseado também em seu ponto de visão , da mesma forma doutrinado em bases que ele defende como verdade? Pergunta que incomoda. Na verdade, assim se criam, guetos, facções, religiões, partidos políticos, ideologias em geral. Mas a pergunta que não quer calar: Para onde ir? Pedro perguntou isto à Cristo: Para onde ir Senhor, se Tu tens declaração de vida? Pedro acreditava piamente nas palavras de Cristo. Pelo que li , nas cópias bíblicas que a mim chegaram, Cristo foi a epítome da perfeição humana. Mas ele só não dizia, ele vivenciava. Detalhes, sim como canta Roberto Carlos, " Detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes pra esquecer..."Como não se apegar a detalhes? São eles que constroem ou destroem uma relação. São os detalhes que fazem uma casa, prédio, edifício ou qualquer construção subir com firmeza e, quando não são considerados,ocorre, como vemos, grandes tragédias, rachaduras nos tetos, porque a base não foi construída corretamente, erros primários de cálculos. Será que esta coisa de deixar para lá e não se apegar a detalhes serve mesmo para tudo? Um religioso te trata bem porque é da índole dele, porque ele respeita o próximo ou porque ele quer "ganhar" mais uma alma pra Cristo? No caso do vendedor, isto está explícito. No caso do religioso, com a sua doutrinação a sua fé incondicional, quase fanatismo, talvez não perceba que a sua atitude esteja sendo conduzida por um interesse de encher a sua igreja. Isto é ruim? Depende do ponto de vista de cada um? Eu por exemplo, não quero ser mais uma unidade pra dezena, não quero ser gado para abate, nem fazer parte de massa alguma. Ainda que seja religiosa. Cheguei a um ponto da minha vida que os detalhes pequenos se tornaram muito grandes para mim. Me preocupo sim com a criação da minha filha, de como conduzi-la neste mundo pérfido, por outro lado, não quero criá-la como escrava do medo. A liberdade das escolhas é algo maravilhoso. Não porque uma pessoa leu em seu livro sagrado que fumar, usar drogas, beber, etc, seria errado, mas que ela saiba pelas suas escolhas livres, sem interferências, que caminho lhe trará mais alegria. Morremos a cada dia , quando nos permitimos fechar os olhos aos detalhes e seguir em frente. Sou detalhista em tudo que se refere a minha vida, com relação a vida dos outros e às sua vivências pouco me interessam, a menos que elas se coloquem perante a mim como exemplos, desta forma utilizo uma lupa e não deixo nada escapar aos meus olhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.