Sobre o câncer...sobre a vida..sobre amigos...



Lindo texto que acabei de ler de um cara que sigo suas postagens no Face. Sou fã, respeito e admiro. Gosto de  ler e compartilhar coisas inteligentes e profundas. Ler textos como estes me fazem sentir mais alegria em saber da existência de seres pensantes, que fazem a diferença. Curto o trabalho dele no site Personare e sua forma de expressão. Alexey Dodsworth Magnavita






"Três meses atrás, eu acordei numa UTI após uma bem sucedida cirurgia de remoção de um tumor maligno atrás da bexiga. Acordei todo moído, mas confortável graças a todas as drogas que a ciência - louvada seja - inventou ao longo dos anos. Eu estava tão combalido, que achava que nunca mais voltaria ao normal, embora todos os médicos dissessem que sim, eu ficaria perfeitamente bem é normal.
Três meses depois, percebo que não apenas fiquei bem, como fiquei melhor do que antes de descobrir que tinha um tumor.
Não desejo para ninguém esta experiência, mas a estatística mostra que alguns de vocês vai passar por algo muito parecido com o que eu passei. Cânceres são probabilidades bastante reais, quanto mais longe se vive. E, se vocês querem saber, passado o susto inicial... não é NECESSARIAMENTE nada de tão terrível.
Vai depender, é claro, de qual for o tipo de câncer. O nome "câncer" é dado a mais de 300 doenças, e algumas são facilmente solucionáveis. Outras, como no meu caso, são complicadas, mas dificilmente fatais. E outras são mesmo terríveis.
Mesmo não desejando nem ao meu pior inimigo algo assim (e quem deseja deveria afundar num buraco e ficar lá dentro até aprender a ter vergonha na cara), é provável que alguns de vocês passem por isso. Na verdade, eu descobri que muitos dos que eu conhecia PASSARAM por isso. É que não contaram.
Saiba, portanto, que:
1. Muita, mas muita gente mesmo, passou por isso, sobreviveu e está por aí, arrasando na vida. Acontece que a gente sabe mais quando a pessoa não sobreviveu do que quando sobreviveu. Por vários motivos malucos, as pessoas ainda parecem ter vergonha de dizer que tiveram câncer. Ninguém tem vergonha de dizer que ficou gripado, que teve caxumba, que quebrou o braço, mas câncer? Ainda hei de entender a maluquice que faz tanta gente ter tanta vergonha de assumir que teve câncer. Não é que eu ache que a pessoa tem que sair por aí gritando. Ninguém "tem que" nada. Eu só acho esquisitíssimo este tipo de ocultamento.
2. Nos primeiros dias, depois que você descobre, é um horror. É um primeiro contato com a possibilidade da morte. SE você tem vivido uma vida altamente satisfatória, é mais provável que sinta menos medo. Eu fiquei me cagando por uma semana mais ou menos, então de repente... pluft. Cansei. Pensei: posso morrer mesmo, mas que se lasque. Morrer, afinal, nem é tão desagradável assim. Além disso, minha vida sempre foi tão boa, não tenho arrependimentos, fiz tudo ou quase tudo o que quis, amei, fui amado, viajei pra cacete, me diverti. Nesta vida, só fiz o que quis. Só. Apenas. Unicamente o que quis. Acho que quem vive uma vida ruim tem mais chance de ficar revoltado. A pessoa deve se tocar de que tem pouco tempo, e não foi feliz. Fica com sabor de vida desperdiçada.
3. Você vai ter que ter muita paciência com as pessoas. Elas gostam de você, e por isso deixam de se importar com o que você acredita ou deixa de acreditar, e te oferecem soluções alternativas. Se você é ateu, aceite que vão rezar por você. Não dói saber disso. Se você é evangélico ou ateu, aceite que vão te dar uma medalhinha de Nossa Senhora. Se é católico, não se irrite com a oferta de médiuns e passes espíritas. E assim por diante. As pessoas fazem porque gostam de você, e também porque estão desesperadas, e essa é a parte mais interessante: quanto mais religiosa, mais a pessoa parece ficar desesperada. É uma coisa que eu nunca entendi. Se para quem crê a morte não é o fim, qual a razão do desespero? As pessoas menos desesperadas parecem ser as que não creem em nada. Elas aceitam a naturalidade da morte. Mas, enfim, não se ofenda com as ofertas religiosas alheias. Você não é obrigado a aceitá-las, mas entenda-as como carinho. Bem, claro que há os oportunistas de plantão, os que veem na sua desgraça a possibilidade de fazer proselitismo ou até de tentar te fazer se sentir culpado por não seguir a religião deles. Boceje, e' assim mesmo.
4. Deixe tudo organizado. Houve quem me achasse macabro por deixar tudo organizado para caso eu morresse. A possibilidade de morte no meu caso era pequena, mas existia. Se eu podia deixar tudo organizado, com instruções precisas, por que não fazer? Eis a vantagem do câncer: você tem a oportunidade de organizar tudo, de se despedir, de fazer várias coisas como se fosse a última vez. E em muitos casos, como o meu, não será a última vez. "Eu prefiro morrer do coração de uma hora pra outra". Acredite: não, você não prefere. Você prefere poder se despedir. Você prefere saber que poderá ver determinada pessoa várias vezes antes do fim. Você prefere saber que as pessoas de quem você gosta não ficarão desamparadas. Não, você não prefere o risco de brigar com alguém que você gosta, sair pra pegar um metrô, ter um ataque e cair morto e deixar a pessoa com aquele sabor amargo de "nossa última conversa foi uma briga".
5. Amigos que você pensava serem incríveis, desaparecerão. Outros, mostrarão serem ainda mais incríveis. Gente que você mal conhece mostrará ser mais amiga do que aquele seu melhor amigo que sumiu. Tenha compaixão daqueles que sumiram. Conto um lance: logo que eu descobri a doença, contei o que tinha acontecido para um cara que sempre foi muito meu amigo. Amizade de mais de dez anos. Estive presente em vários momentos da vida dele, e vice-versa. Contei pelo Facebook. Ele respondeu um "poxa" constrangido, ficou um tempo sem dizer nada, então disse que não sabia lidar com essas coisas.
E, então, sumiu.
Nunca procurou saber como eu estava. Nunca mais me ligou. Nunca me visitou. Moramos na mesma cidade. Continuo gostando dele, não como antes, mas gosto. É a limitação dele. Eu não sei o que está por trás dessa limitação. Também não me interessa muito mais saber. É uma boa pessoa, tem varias virtudes. Mas... não vou dizer que o vejo como via antes.
Em compensação, outro amigo que eu sempre soube ser amigo pegou um ônibus e veio do Rio de Janeiro pra São Paulo só pra me fazer companhia justo quando eu descobri e fiquei mal. Fez uma diferença danada.
E houve quem eu não conhecesse e ficasse mais próximo. E quem eu sabia que cuidaria de mim e não me decepcionou em nada.
Ou seja, fique sabendo: tem de tudo.
6. Você se cura de um câncer, mas não se cura do câncer. Se curar de UM
câncer não significa que você não pode ter outro. Ou que o que você teve não voltará. Eu, por exemplo, agora tenho dois aniversários: 8 de novembro e 14 de janeiro. Vou ter que fazer controle pro resto da vida, pra caso o bicho volte, eu descobrir com antecedência e atacar de novo.

7. Se você é religioso, agradeça a Deus, mas não esqueça de seu médico. Não seja daqueles religiosos ingratos que põem a culpa nos médicos quando algo dá errado e agradecem a Deus quando algo dá certo. Saiba dimensionar a importância da humanidade em seu processo de cura. Porque, no final das contas, tudo o que temos à mão é nossa própria humanidade, e a dos outros.
8. O mais importante: faça check ups. Não ignore os sinais que seu corpo dá. Não precisa virar um hipocondríaco, mas nada justifica que você só procure ajuda médica depois de um ano do surgimento dos sintomas.
9. Você vai morrer de qualquer jeito, de alguma coisa, em algum momento. E isso tem uma beleza que - eu sei, eu sei - e' difícil de perceber logo de cara. Mas é lindo. Você vai ser devolvido ao ciclo da vida. Seu corpo irá se desintegrar e vai se espalhar pelo solo, pelas plantas, pelo ar, pela água. Em alguns anos, um pedaço de você comporá o corpo de algum desconhecido na Tailândia. Outro pedaço estará num passarinho na Noruega. Outro pedaço será uma molécula expirada por alguém na África.
A mais eficiente forma de ser tudo é justamente quando você não mais for. Admita: é bonito.
(mas espero que demore bastante)"

Fonte: https://www.facebook.com/alexey.dodsworth/posts/10153261621199913

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.