Regras e mais Regras...



Regras e mais Regras.

“Se alguém precisa de religião para ser bom, a pessoa não é boa, é um cão adestrado.”  Frase atribuída à~ Chagdud Tulku Rinpoche ~.

De fato, concordo e acho pertinente este pensamento. Saber que não estamos sozinhos e que existe "alguém" ou "algo" a quem devemos respeitar nos dá força para evitar certas atitudes. Acredito também que a pessoa mais importante a quem devemos respeito é a nós mesmos. Ora pois, se eu não posso acreditar e dar o respeito a mim mesmo, não conseguirei fazê-lo assim com ninguém.É por estas e por outras que existem estas regras para impor, controlar, dar um basta em quem não tem o controle de si mesmo. Regras de trânsito. Não precisa nem dizer sobre o amor e respeito que eu demostro a mim e a minha filha, quando ponho o cinto de segurança e confirmo se ela pôs o dela. Quando ligo a seta indicando para que lado seguirei, evitando manobras bruscas, quando mantenho distância do carro da frente , evitando engavetamento em freadas bruscas. Não estou fazendo favor a ninguém quando cuido do meu corpo e não utilizo drogas ilícitas, fumo ou deixo de beber álcool em excesso. Não preciso ver fotos de pessoas doentes com câncer para confirmar e me dá força para evitar o uso do cigarro. Algumas regras são necessárias sim e não devem ser quebradas para o próprio benefício de quem as segue.  As regras da Língua Portuguesa se eu pudesse eu quebrava com porrete, sentava a púa meRmo, é coisa de louco!!!Sempre pensei sobre a importância de se estudar a origem das palavras desde o ensino fundamental até o Superior. Utilizar o dicionário etimológico, ficando assim mais compreensivo o entendimento de como se aplica a escrita das palavras. ENTENDIMENTO, esta é a questão. Entender o corpo, a mente, a sociedade, olhar para fora e para dentro, analisar como a sociedade caminha, como é lindo de ver as formigas enfileiradas trabalhando( não dentro de casa). Mas toda esta fileira me faz lembrar o lema ORDEM E PROGRESSO que decididamente não e coisa boa assim também não, pois esta é uma visão positivista a qual defende que cada um tem o seu lugar e assim virá o progresso. Pouca mobilidade social já era, na Era da economia capitalista. É muita ascensão social e muita regra de etiqueta para estas pessoas se enquadrarem no meio da elite, que elite? Para que e para quem, estas regras? Não são da nossa cultura. São regras antigas que as pessoas insistem em mantê-las sei lá  o porquê.Eu como com o lado que eu quiser, desde que a comida esteja deliciosa, garanto fechar a boca durante o tempo que triturar o alimento e mantê-la limpa, quando possível, enquanto o processo de mastigação continuar. No mais, acho desnecessário.Enfim, para toda ação há uma reação. Se não consigo controlar os meus instintos primários, básicos,se não consigo respeitar certos limites como, a liberdade do outro de ouvir a música que ele quer ouvir, de não sair agarrando, beijando e tr* com toda mulher ou  todo homem que eu cruzar no caminho, como se fossemos animais no cio, beleza, já é meio caminho andado.E sim, somos animais no cio, mas acredito que animais supostamente evoluídos que devem saber o limite e os impô-los a si próprio e aos seus filhos a fim de conseguirem viver em harmonia na sociedade, contribuindo para a paz mundial com as gotinhas de regras que carregarem no "bico",  para aos poucos, apagarem os "incêndios florestais" e viverem em um possível paraíso onde todos se respeitem, se cuidem e se preservem.

Iracema Correia
  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.