EXTRAINDO LEITE DE PEDRA...


"Em absoluta primeira mão (VÍRGULA) diretamente das entranhas da Império das Jóias (VÍRGULA) onde a Imperatriz Maria Marta vai me conceder dentro de instantes uma entrevista exclusivíssima ( VÍRGULA) confirmo o reaparecimento do comendador José Alfredo de Madeiros ( PONTO)
Há alguns meses dado como morto e supostamente até enterrado(VÍRGULA)o ex-defunto também conhecido como Abominável Homem de Preto foi preso e levado pra Polícia Federal ( PONTO)."

Sou aquela professora que fica esperta em tudo que a meninada está vendo para poder adaptar nas aulas. Acredito que o caminho seja por aí. Extraindo leite de pedra, sim, é possível.Lembro-me que certa vez, trabalhando sobre o tema CAPITALISMO, me diverti pra dedéu com uma turma multisseriada, alunos na faixa de 18 anos ou mais,tinha até alunos com filhos. Pensei: " Deus meu, como abordar um tema deste, numa turma que sinceramente, mal deixava eu falar. Muitos rapazes, muita algazarra, turma gente boa, mas desmotivados pacas. É chato ser reprovado, passar anos a fio assim. Bom a culpa também é deles e de todo um contexto. Voltando ao assunto CAPITALISMO.Iniciei perguntando se alguém sabia o que significava a palavra CAPITAL.Todos disseram que era dinheiro. Será?Pois é, vamos lá. Começamos a contar de forma coletiva, ( eu perguntava e eles respondiam, completando a história), a vida de um jogador de futebol ( assunto interessante para a maioria), que quando conseguia ser contratado por um time grande realizava logo um sonho. Perguntei: Qual era? Todos em uníssono: "Comprar uma casa para a mãe." E rimos. Perguntei o porquê: " normalmente a mãe mora de aluguel, e para garantir, tira logo ela do aluguel." E depois o que ele compra? " Uma casa para ele professora, mansão." Ok! Para quê? " Usufruir do dinheiro recebido". Ok. Continuei:


Eu: E se amanhã ou depois o clube dispensar ele, como sobreviverá?
Turma: Vendendo a casa, a mansão, e investir a grana. ( Bem assim, sem interferência minha)
Eu: Aquela mansão é o capital dele, porque pode gerar renda, ele pode alugar ou vender. Mas gera renda.( continuei) e...se ele continuar progredindo no clube, o que poderá fazer para continuar investindo o seu dinheiro? 
Turma: Montar uma boca de fumo professora ou um ponto de Prostituição ( ri de engasgar).
Bom, a ideia era fazer eles entenderem que Capital gera renda e não é o dinheiro em si e então até falarmos do capitalismo, até falarmos do socialismo, até comparar capitalismo X socialismo, assim...sem graça, não iria rolar. Sei que algumas coisas aqui não são politicamente corretas, mas não induzi a turma. Apenas analisei o entendimento deles. E pasmem, foi uma das aulas mais divertidas que participei.
É sou assim, procuro arrancar no escuro, as pérolas que existem em cada aluno.
Vendo a novela Império ( sou apaixonada por dramaturgia, diferente de ser noveleira), mas não posso deixar de admirar a belíssima interpretação de Paulo Betti, como o Blogueiro Théo Pereira.Um jornalismo questionável. Me chamou a atenção a forma como ele escreve, como que ditando com riquezas de detalhes o texto para postar no Blogger. Então pensei: " Poxa, se eu estivesse em sala, iria escrever com os alunos um texto e iríamos ler assim, dando extrema ênfase na pontuação, de forma engraçada mesmo, imitando o Théo. Certamente seria divertido!! Há muita coisa "escondida" por aí, muito leite dentro de pedras.É só saber utilizar a ferramenta certa e o manejo adequado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.