Como ser mais criativo em 3 passos...‏

A criatividade Ă© o que move as pessoas e a sociedade para um lugar melhor – atravĂ©s de questionamentos, pensamentos, reflexĂ”es e evolução. Se nĂŁo fosse ela, nĂłs ainda estarĂ­amos morando em cavernas.
 
Criatividade nĂŁo Ă© um botĂŁozinho no cĂ©rebro que basta apertar o play para que ele funcione. Muito menos Ă© um dom, como se fosse uma escolha divina. Para sermos habilidosos em qualquer ĂĄrea, precisamos de treinamento e muita observação. É como jogar futebol, ninguĂ©m começa fazendo gol de trivela. Tem que tomar muita pancada na canela, jogar todo o dia embaixo de chuva ou sol, levar muitos dribles entre as pernas e chutar vĂĄrias bolas para fora, para sĂł entĂŁo conseguir ser habilidoso como desejĂĄvamos no começo.
 
E nĂŁo basta apenas ser criativo. TambĂ©m Ă© importante conseguir aplicar sua criatividade, pois o criativo que nĂŁo tira suas ideias do papel estĂĄ fadado ao fracasso e a frustração. Por isso Ă© tĂŁo comum ouvirmos dessas pessoas a frase: “Eu jĂĄ pensei nisso antes”.
 
Deixo com vocĂȘs algumas algumas dicas importantes que eu uso no meu dia-a-dia para me manter criativo e que podem te ajudar tambĂ©m:
 
1) Trabalhe em ambientes diferentes
 
A rotina Ă© uma das maiores inimigas da criatividade. Acordar, seguir o mesmo roteiro todos os dias e trabalhar sempre no mesmo local, acaba te deixando com menos referĂȘncias e consequentemente menos criativo. Se vocĂȘ tem a possibilidade de fazer home office, escolha ambientes mais inspiradores para trabalhar: pode ser num cafĂ©, numa praça, na praia ou mesmo num outro cĂŽmodo da casa. Se vocĂȘ nĂŁo pode, tente pelo menos fazer alguns breaks durante o dia para quebrar o padrĂŁo da monotonia e se inspirar.
 
2) Tenha sempre um caderno de anotaçÔes a mão
 
Ter um Moleskine sempre no seu bolso ou fazer anotaçÔes em um smartphone pode te ajudar a nĂŁo desperdiçar ideias. Sempre que vocĂȘ tiver momentos livres (mesmo que sejam alguns minutos, enquanto espera o cafĂ©), treine ficar anotando suas ideias, reflexĂ”es e pensamentos. Ideias muito bacanas surgem do Ăłcio.
 
3) Faça a brincadeira dos círculos
 
Esse Ă© um Ăłtimo exercĂ­cio de criatividade, criado pelo pesquisador Bob Mckim, e compartilhado por Tim Brown em sua palestra em um TED.
 
Pegue um pedaço de papel e desenhe 30 cĂ­rculos nele. Agora, em um minuto, transforme os cĂ­rculos em quantos objetos conseguir (ex: um pode virar um sol, o outro uma bola de cristal, etc). Quantos vocĂȘ consegue adaptar em um minuto? O resultado: muitas pessoas tĂȘm dificuldade em chegar em 30 adaptaçÔes. Isso acontece muitas vezes porque quando viramos adultos, acabamos limitando nossas possibilidades sendo muito crĂ­ticos com nĂłs mesmos. Controlar o autojulgamento pode te ajudar a melhorar nesse aspec
 
Eme Viegas
Empreendedor criador dos sites Hypeness, NĂŽmades Digitais e Casal Sem Vergonha.



ComentĂĄrios

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visĂ­vel seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.