O QUE É ESTA TAL INVEJA?

Lembro-me com muitos risos um poster colocado no Facebook e no fundo, a imagem da comediante Dercy Gonçalves.Dizia assim: " Pare de ficar postando que todo mundo tem inveja de você p**** , ninguém tem inveja de pobre não!" Ri litros. Mas do jeito que foi escrito, parecia mesmo a Dercy falando, com aquele jeito dela despachado.Saudades da Dercy! Na minha outrora cabecinha, cria eu que inveja era algo que só os famosos e bem sucedidos financeiramente percebiam vindo dos outros é claro. Seria lógico, afinal, como " diz a Dercy do Facebook", para que ter inveja de pobre? Esta frase faz um sentido danado. Analisando-a filosoficamente, considerando que pobre segundo o dicionário significa entre outros:

Desprovido ou mal provido do necessário.
Desgraçado, que inspira piedade.
Pessoa que vive em estado de necessidade.

O que seria o necessário para se viver? Quem é digno de pena? O que seria estado de necessidade realmente? Se considerarmos inúmeras versões do que se é necessário para sobreviver, podemos ter a visão bíblica de que tendo o sustento e com o que nos cobrir estaremos contentes e satisfeitos. Considerando esta visão dentro de uma economia capitalista encontramos conflitos haja vista que a necessidade desmedida do consumo é a regra áurea do capitalismo. Sendo assim a necessidade é algo relativamente construída dentro do meio econômico e por sua vez social. Sendo construída no meio social e considerando que este mesmo meio social, como grupos sociais também ao qual involuntária ou voluntariamente  eu faça parte, cito: Igreja, Trabalho, Família, Mulheres,etc, caracterizam a minha identidade, meus valores,crenças, anseios, etc. Desta forma "eu" posso me sentir desprovida do "necessário" a depender do meio social onde me encontro. E, sendo assim, ainda que provida do necessário para a sobrevivência, cito comida, teto, posso me sentir uma pobre. Porém, para muitos outros desprovidos do necessário daquele meio social, cito a exemplo, trabalho, escola, faculdade eu possa ser rica e invejada. Quem está na faculdade precisa além de muitas coisas, agilidade,capacidade de interpretação, boa oralidade, bons relacionamentos, etc. E se alguém carecer de características como estas pode sim vir a desenvolver a danada da INVEJA. Que nada mais é que a falta de confiança na capacidade própria de ser o que desejar ser. De enxergar no outro o sucesso e em si a derrota. E as armas utilizadas erroneamente, para combater esta inveja, seria o denegrir a imagem do outro, ridicularizando-o, na tentativa frustrada de enfraquecê-lo. Pobre ser humano. Não seria mais interessante entender como funciona a "MÁQUINA DO SUCESSO", para também aprender a operá-la com maestria? Traduzindo em miúdos, o que aquela pessoa que "eu" invejo tem que a deixa tão interessante? O que devo fazer para me sentir bem, feliz comigo mesma ? Ah, mas para isto deve haver uma boa dose de autoconhecimento. Olhar para dentro, pro escuro da sua alma. Só que as luzes dos refletores da "fama", do destaque as vezes chamam muito mais a atenção. Atraem os desavisados como a claridade da lâmpada hipnotizam os mosquitos, atrás de orientação que por vezes acabam morrendo.Se tivessem luz própria não buscariam o brilho artificial. É isto! EUREKA!! Luz própria! Carência, pobreza de luz interior é o que faz as pessoas buscarem fora o que não têm dentro. E ficam desnorteadas quando veem alguém brilhar. Hipnotizados. É triste! É " Dercy do facebook" o povo não tem inveja de pobre não. O invejoso é que é O POBRE.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.