O Bom Combate

Na vida, querendo ou não estamos sempre guerreando.
Esta guerra começa dentro de nós. Lutamos contra nossos instintos primários a fim de sermos encaixados na sociedade. Enquanto houver luta, há vida. Lendo um certo livro,achei notável um trecho em que dizia que os inimigos servem para ensinar muitas coisas e nos fortalecer.Então citou um exemplo de Mao Tsé Tung, líder comunista da China há tempos atrás que vivia em conflito com o partido nacionalista.E quando os japoneses decretaram guerra contra a China, alguns comunistas acharam bom não se juntar aos nacionalistas para defender a China. E segundo Mao, seria uma oportunidade do exército comunista outrora enferrujado, se preparar, combatendo com um inimigo a altura, no caso os japoneses. E assim estarem fortalecidos para derrubar futuramente os nacionalistas.E o seu plano deu certo. É aquela coisa de transformar um limão em limonada.
    Acredito sim que na vida certos desafios devem servir-nos à aprendizagem e fortalecimento.Mas nem sempre, existe um inimigo a altura ou que possua caráter o suficiente para um bom combate.Até para perder tem que se ter caráter, para competir, para ganhar.Certos combates perdem a sua " beleza" quando neles são utilizadas trapaças : manipulações, mentiras, golpes baixos, fuga da regra. Termina ai o bom combate. A sua "beleza". Não entendo lá quase nada de artes marciais, mas sei que nelas existem regras para serem respeitadas, desta forma a luta é limpa. Por isto que muitas destas artes marciais são implantadas em alguns currículos escolares pois diferem da briga, onde o objetivo é apenas machucar o oponente e sair vitorioso, utilizando-se de atos de barbaridade, entre outros. No judô há o lema que guia a luta: " ceder para vencer." Alguns pais tem medo de permitir que seus filhos pratiquem as artes marciais e se tornarem mais violentos. A "operação"é inversa. As regras da luta ensinam o respeito ao adversário, entre outras coisas. 
    Por não ser chegada a viver "batendo boca". Disputando quem dá mais uma resposta sarcástica, mais irônica, mais qualquer coisa, passo uma imagem de ser boba.Eu não fujo à luta, apenas recuo para pegar impulso, pois o golpe é certeiro.A minha luta é dentro do " tatame da justiça" onde existem regras. A minha luta é no "espaço tempo" onde me preparo mental e fisicamente  para alcançar os  meus objetivos, para mostrar a adversário algum quem sou  ou o que posso fazer. Somente eu sinto o prazer do combate. Porque é a mim  a quem interessa superar os meus limites.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.