Escutatória...

"Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular."

Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto..."

Rubem Alves

Lendo o texto Escutatória de Rubem Alves disponível em
http://www.rubemalves.com.br/site/10mais_03.php


Acredito que a capacidade de escutar está muito ligada à empatia. É muito barulho neste mundo. Vez por outra me pego incomodada com os barulhos do dia a dia. Putz! Porque as pessoas gostam tanto de buzinar? E o barulho da buzina das motos são irritantes. Quem anda de moto tem pressa, buzina com pressa.O som alarde e espalha para todos os lados.Sair do carro e tocar a campainha é perda de tempo. Preferem buzinar aos quatro ventos.Sem falar nos sons, músicas que temos que escutar querendo ou não, ditadura das músicas que vendem para a massa. Isto me incomoda.( Acho que estou ficando velha e vou ser uma velha ranzinza,rsrsrs, vou pro meio do mato.Como me chamo Iracema, sou índia mesmo, vou procurar Martin por lá pela mata,rsrrs.)Amo o silêncio de uma mata fechada, me sinto em casa,amo o silêncio da noite! Amo ouvir, compreender. Há momentos em que não tenho saco para ouvir mas sei que é preciso praticar. Meus ouvidos cansaram do barulho das salas de aula. Onde infelizmente, nossas queridas crianças não aprenderam a ouvir.E deixam de aprender.Escutar é bom.Um bom papo, uma história antiga, os idosos gostam e precisam ser ouvidos.Mas todos estão tão ocupados. Há um barulho dentro da mente que não se permite ouvir o outro. É um tal de "já sei!" . Ou você deveria fazer isto ou aquilo, antes de concluirmos um pensamento. Dar vez para o outro falar parece pesado,um sacrifício. Fiquei feliz esta semana pensativa ao mesmo tempo, também preocupada.Três pessoas confidenciando comigo os seus problemas. Três pessoas jovens, mais jovens do que eu.

*Uma adolescente, desconfia que o seu padrasto está lhe abraçando e olhando de forma diferente. Ela chora porque a sua mãe não quer lhe ESCUTAR. ( Me lembrei do caso Bernardo)

*O outro preocupado com um moleque que paquerou a sua namorada em sua frente e ainda o ameaçou, pedia conselho porque perdeu a razão.O moleque não lhe ESCUTOU.

* Outra colega triste com Síndrome do pânico, foi maltratada pela perita que não lhe ESCUTOU em sua dor da alma e ainda sofre preconceito da família que acha que esta doença é FRESCURA.

Enfim, escutei e procurei ajudar no que pude,afinal não posso nem tenho condições de absorver tudo. Preciso também ser escutada. O primeiro caso pedi a ela que procurasse uma Psicóloga o quanto antes pois o sorriso dela já está morto. Uma menina linda.Que não está sendo ouvida.Está com medo de falar com uma Psicóloga e a mesma falar para a mãe.Enfim...todos precisando ser ouvidos.Mas não adianta ouvir com a alma em barulho. Por isto a importância da oração,não reza."Pra mim Deus é isso: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também. Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto..."
(Correio Popular, 09/04/1999)
    Minha felicidade é perceber que a minha experiência de vida e conselhos estão ajudando quem a mim procura contar. Pelo menos assim me disseram. Para alguma coisa deve servir, nem que seja para o outro saber que está sendo ESCUTADO.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.