Desabafo de uma professora




15 DE OUTUBRO DIA DO PROFESSOR

Mais uma vez afirmo que pelos meus queridos alunos eu faria tudo de novo. A felicidade de ver um indivíduo se desenvolvendo a medida que você vai apontando o caminho é de fato sem igual. Aprendi também com os meus queridos alunos, aprendi com a vida e continuo aprendendo. Não sei se ainda retornarei para a sala de aula. Mas aproveitando o período das eleições, registro aqui ( respeitando todas as opiniões contrárias, afinal somos democráticos e devemos manter e fortalecer tal democracia.)Ainda não vi NENHUM governo que respeitasse o profissional da Educação, vejo sim projetos e promessas, entre eles o do Senador senhor Cristóvão Buarque que projeta inúmeros ideias para a melhoria da educação que continuam engavetadas porque não é do interesse deste e de nenhum governo até o presente momento, que as pessoas se eduquem. Não adianta fornecer financiamentos para as Universidades, proliferarem Faculdades particulares sendo que a maioria delas pertencem a políticos e não melhorarem a qualidade da Educação Pública.Não adianta pensar a Educação e manter na frente dela pessoas despreparadas. O Estado da Bahia não tem em sua maioria Coordenadores Pedagógicos, porque não foi do interesse da Administração a mais de oito anos que estes profissionais atuassem nas escolas.A Justiça obrigou mas o poder Executivo falou mais alto que o Judiciário e o Legislativo.O professor do fundamental 1 carrega uma carga horária desumana de 40 horas semanais com apenas 1 hora de almoço.Dividindo este horário muitas vezes com o percurso que têm de fazer de uma escola à outra. Encontram resistência por parte de alguns Diretores que ainda utilizam a velha ditadura do quem manda aqui sou eu, premiando com folgas e cargos aqueles que puxarem o seu saco e forem a favor do partido aos quais eles receberam os seus cargos e ainda com as supostas eleições a política do quem manda aqui sou eu é o que prevalece.Apesar de tudo .Parabéns aos verdadeiros profissionais que atuam com seriedade e compromisso e em especial aos professores que passaram pela vida da minha filha,os que passaram pela minha vida os quais lembro com grande carinho. Desde a pré escola até a Universidade. Se eu pudesse escolher de novo que profissão atuar, confesso que hoje tenho muitas dúvidas, não pelo trabalho em si, mas pelo tratamento que os Professores recebem. Estou afastada há um ano por apresentar a Síndrome do Túnel do Carpo uma neuropatia que afeta os nervos do carpo.Não consigo mais escrever como antes, digito com muita dificuldade ,levando horas.Não tenho Plano de saúde nem nenhum tipo de apoio da Secretaria da Educação para me recuperar deste problema. Foi firmado por Lei a mais de 10 anos que o professor teria aumento salarial proporcional ao que o governo gasta com cada aluno em sala de aula. O aumento este ano foi abaixo do que foi proposto por esta Lei.Mais uma vez o poder Executivo acima do Legislativo e do Judiciário. Tivemos uma ganho real de apenas 4 por cento na Prefeitura de Camaçari e 3 por cento em outras prefeituras e Estados.Considerando que tivemos uma inflação de aproximadamente 6 por cento.Em contrapartida o salário dos parlamentares ser de 60 por cento, bizarrice.Considerando que os nossos parlamentares gozam de tantos privilégios  e em sua maioria nada fazendo. Acredito que os professores deveriam ter um tratamento bem melhor.Acredito também que esta não seja a política de países desenvolvidos. Só mesmo um país mal administrado que não pensa na Educação trata os professores desta maneira.

Comentários

Parabéns pelo desabafo.
Convido-a a ler nossos artigos sobre educação no blog www.eagorajoseprograma.blogspot.com acredito que temos muitas ideias para trocar.
Um forte abraço
Ivan
Obrigada Ivan por prestigiar os escritos do Blog, me sinto honrada com a sua visita.Irei sim fazer esta visita em seu Blog para trocarmos ideias.Abraços também.

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.