Comendo livros

Quando ouvia as pessoas conversando entre si perguntando uma a outra: E ai fulano, já leu este livro? Achava chato pra caramba! Por incrível que pareça nunca fui muito chegada na leitura.Isso porque quando faço tudo, pra variar , cavo e vou a fundo.Eu nunca li por ler.Sempre pesquisei, meditei a medida que lia, isto me tornava lenta na leitura. E as pessoas falavam para mim de um jeito que parecia que liam qualquer coisa em tempo recorde.Puxa, ler tantos livros assim para mim sempre foi complicado.Passei cerca de 20 anos estudando a Bíblia, pesquisando, consultando dicionários, aprendendo expressões. E hoje sou muito agradecida a esta base que tenho, que me fez criar princípios, disciplinas, aperfeiçoar  uma habilidade nata que é a oralidade. Hoje falo sem medo para grandes plateias com segurança e se por acaso vier o esquecimento,consigo ser natural o suficiente para mostrar que simplesmente a mente falhou. O estilo das apresentações do programa Sai de Baixo é a minha cara. DEIXAR A COISA ROLAR NATURALMENTE é perfeito.Acredito que a leitura nos aperfeiçoa e nos dá segurança para falar sobre coisas e com pessoas diferentes. Temos assunto sempre. Claro, longe de querer ser um tagarela que vive regurgitando vocábulos rebuscados.Mas com o tempo entendi o que Emília Ferreiro quis dizer quando afirmou que ' a criança aprende a ler lendo e a escrever escrevendo'. A prática leva à perfeição.Fico muito feliz em ver a minha pequena, antes de dormir pegar os livros dela e ler. Já criou este hábito maravilhoso.Precisamos ler muito, conhecer os autores, questionar até mesmo as suas ideias, pois nem sempre o que ali está escrito se torna uma verdade absoluta. A própria Bíblia diz em Eclesiastes 12:12 - "Sê avisado: De se fazer muitos livros não há fim, e muita devoção à eles é fadiga para a carne". Existem muitos livros publicados, acredito que cada pessoa deva escolher o seu gênero  e ser capaz de dialogar com o autor. Porque para mim a leitura tem que ser dialógica. Estou numa fase de devorar livros, lendo e absorvendo muita coisa interessante. Aproveitando o período de licença médica para encher a minha mente com coisas sadias e gostosas. A Universidade me ajudou muito a despertar a mente para leituras profundas. " Digerir" Edgar Morin , Marilena Chauí, Pedro Demo etc. Nem sempre foi fácil, o legal foi descobrir técnicas de estudo como mapa conceitual que eu particularmente amo e ensinei a vários alunos.E como eram várias disciplina, desenvolvi o hábito particular de ler vários livros ao mesmo tempo e tem sido uma delícia sempre ter algo para ler. Meu estilo não é romance. E sim psicologia, comportamento humano, história ,Filosofia. Vejo nos filmes e desenhos animados muitas lições, reflexões que seria muito bem aproveitadas nas salas de aula.Uma parceria livro filme é uma excelente forma de estimular os alunos à leitura. Não poderia deixar aqui de mencionar meus personagens e filmes favoritos que são excelente reflexões.Acredite quem quiser mas a Era do Gelo para mim é demais, amo o Cid de paixão,rsrsr. Assisti Malévola, que bacana a lição deixada. Carrie A Estranha, Gênio Indomável...Af que delícia de privilégio temos hoje. Acesso a livros, filmes, a nossa disposição a hora que quisermos.Enfim... aparentemente pequenas coisas mas grandes aprendizados e momentos bacanas para se compartilhar.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.