“Eu sou eu e mais as minhas circunstâncias.”

“Eu sou eu e mais as minhas circunstâncias.”
                                 José Ortega


Lembro-me desta frase desde quando, acredito estar na antiga quarta série. Nunca saiu da minha mente. E aos poucos fui crescendo e compreendendo o sentido dela. Conforme evoluímos como pessoa (e isso é muito bom), percebemos que nada na vida é estático. Conforme citação atribuída a Karl Marx “tudo o que é sólido se desmancha no ar”. E de fato, é o que vemos. Dizer apalavra NUNCA ou JAMAIS, é de uma ingenuidade profunda! A vida nos leva a caminhos ‘dantes nunca navegados’, onde precisamos utilizar de embarcações novas ou até improvisar. É ai onde entra o cuidado em não julgarmos, condenarmos o outro de forma tão veemente. É interessante perceber que algumas pessoas assistem a programas televisivos onde se chocam com os noticiários de brutalidade contra animais, crianças, etc. Condenam o agressor e, pouco tempo depois praticam algo similar. Principalmente quando a mídia resolve então ‘pegar alguém para Cristo’, o algoz da vez, as pessoas viram feras querendo linchar a todo custo estes algozes. Sentimento de justiça?Talvez! Poderia ser também uma bela oportunidade de julgar e chutar cachorro morto! Existem regras em nossa sociedade que precisamos seguir a fim de não ficarmos à margem dela. Porém, existem também algumas condutas veladas, de algumas pessoas que podem desencadear em nós atitudes inesperadas. Já dizia o livro Bíblico de Eclesiastes: “A mera opressão faz o sábio agir como louco.” “Tudo muda o tempo todo no mundo”, como canta Lulu Santos e a “vida vem com ondas feito o mar”. O lance de tudo é lembrar que tudo é passageiro, que grandes civilizações desmancharam nas ruínas, que ditadores ficaram pra história e por ai se vai. Embora as circunstâncias, dirão o que somos, precisamos de raízes a fim de não ficar à deriva. Pois o tempo costuma cobrar de nós tudo o que fizermos de bom ou ruim.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.