Como entendo o Papel da Religião atualmente



Acredito que partindo do quesito espiritualidade, já me faz conceber a ideia de algo superior, interior,completamente alheio ao externo e sim ao interno.É por ai, na minha grotesca explicação. Onde quero chegar, no quesito eu,o que a Psicanálise  definiria de ID,EGO E SUPEREGO. ( Freud agora deve estar se virando na cova, me perdoe,mas só ele Freud, para explicar melhor este inexplicável.) Enfim , temos a nossa parte instintiva que quer a grosso modo realizar as nossas necessidades básicas, comer, dormir, defecar, urinar, soltar pum,ter relações sexuais, beijar...ufa! E por ai se vai.Temos o EGO  a parte racional onde controla estes instintos de forma que eles não sejam tão indomados. E o SUPEREGO, a parte moral da história, aquela a quem representamos para o mundo.Preocupados com o que é moralmente visto pela sociedade em que vivemos.( ainda tem isso, a sociedade a qual vivemos e a educação a qual recebemos.)Enfim, depois de "psicanalizar" aqui o texto ( amo a psicanálise, principalmente quando fala das fases do desenvolvimento humano, embora entenda metade da psicanálise, afinal não a estudei ,por completo.).Quando este idegosuperego começam a se estranhar, segundo Freud, rola ai a ansiedade.É ai que eu acho que deveria entrar o papel da religião, com menos doutrina e mais autoconhecimento. Coisa que os orientais trabalham muito mais. Na minha maneira de ver as religiões hoje estão muito preocupadas em trabalhar nas pessoas apenas o SUPEREGO, o que os outro irão pensar.Mas o eu , aquele ID, danadão que o EGO tenta controlar, domar, fica ali , borbulhando dentro da pessoa.Um bom trabalho de autoconhecimento através da psicologia, astrologia, e vária gias ai, certamente atenuariam e muito esta ansiedade. Afinal, a perfeição , nunca atingiremos, mas acredito que metade de muitos problemas da sociedade seriam melhor resolvido com uma boa dose de conhecimento interior.É por isso que o que mais rola é MUITA CONVERSA E POUCAS AÇÕES. De político a pastor de Igreja , a religioso, a pessoas do nosso dia a dia. Mas o danado dos instintos do primeiro eu, segundo e terceiro eu fala mais alto. A ansiedade do medo de ficar para trás e perder sei lá o que, gera uma sociedade que olha o próprio umbigo.Afinal são anos de perdas e injustiças.E você cara que não tem a menor intenção de amar uma mulher séria que quer lhe amar, pare de a importunar,com a sua sede insaciável de conquista e atenção aos seus desejos primários, controle-se, procure uma a sua altura, que queira o que você quer,use a consciência.Quer você tenha religião ou não, ou acredite em Buda, Maomé ou você se ache um Deus. Fica a dica!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE VOCÊ AMA ALGUÉM COM FIBROMIALGIA"

Fibromialgia se fosse visível seria assim.

Os 100 sintomas da Fibromialgia.